As principais demandas do sistema público de saúde e as ações legislativas já existentes para melhorar a prevenção e o tratamento do câncer de mama foram temas do Cidadania Entrevista, na TV Senado. Os convidados do programa apresentado pelo jornalista Paulo Acrísio foram o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, e a senadora Ana Amélia (PP-RS).
A cada ano, 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. A detecção precoce, para o início imediato do tratamento, é considerada extremamente importante pelos médicos. Por isso, destacou o presidente da SBM, é importante aumentar o alcance da mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, apenas as mulheres entre 50 e 69 anos têm prioridade para realização do exame na rede pública. Porém, 25% dos casos de câncer ocorrem com mulheres entre 40 e 49 anos.
Nesse sentido, a senadora Ana Amélia é autora de projeto para ampliar o exame e garantir esse direito prioritário também a mulheres nessa faixa etária. Além disso, nessa área, a senadora gaúcha é autora da lei para que os planos de saúde paguem o tratamento do câncer com remédios de uso oral e relatora da lei obrigando o SUS a realizar a reconstrução da mama na mesma cirurgia para retirada do tumor.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.219
seguidores
22.621
seguidores