Cidadania Entrevista: Ana Amélia e presidente da SBM falam sobre prevenção ao câncer de mama

16/07/2015 - Saúde


Senadora gaúcha é autora e relatora de leis para melhorar o tratamento de pacientes

Cidadania Entrevista: Ana Amélia e presidente da SBM falam sobre prevenção ao câncer de mama

As principais demandas do sistema público de saúde e as ações legislativas já existentes para melhorar a prevenção e o tratamento do câncer de mama foram temas do Cidadania Entrevista, na TV Senado. Os convidados do programa apresentado pelo jornalista Paulo Acrísio foram o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, e a senadora Ana Amélia (PP-RS).

A cada ano, 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. A detecção precoce, para o início imediato do tratamento, é considerada extremamente importante pelos médicos. Por isso, destacou o presidente da SBM, é importante aumentar o alcance da mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, apenas as mulheres entre 50 e 69 anos têm prioridade para realização do exame na rede pública. Porém, 25% dos casos de câncer ocorrem com mulheres entre 40 e 49 anos.

Nesse sentido, a senadora Ana Amélia é autora de projeto para ampliar o exame e garantir esse direito prioritário também a mulheres nessa faixa etária. Além disso, nessa área, a senadora gaúcha é autora da lei para que os planos de saúde paguem o tratamento do câncer com remédios de uso oral e relatora da lei obrigando o SUS a realizar a reconstrução da mama na mesma cirurgia para retirada do tumor.



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Cidadania Entrevista: Ana Amélia e presidente da SBM falam sobre prevenção ao câncer de mama


Mais notícias:

29/01/2019
Ana Amélia é autora e relatora de leis para melhorar tratamento contra o Câncer
A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a data de 8 de abril como o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada pela  com o objetivo de mobilizar a sociedade em relação à prevenção da doença com hábitos…

13/12/2018
Porto Alegre recebe R$ 3,2 milhões para investimentos em saúde através de emendas da senadora Ana Amélia
Foi anunciada nesta quinta-feira (13) em evento no Paço Municipal, a destinação R$ 3,2 milhões para a saúde de Porto Alegre. Os recursos são provenientes de emendas parlamentares do gabinete da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS).…

Conselho Regional de Farmácia entrega placa em reconhecimento ao trabalho da senadora
A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do RS, Letícia Raupp, e os assessores institucionais Everton Borges e Zelma Padilha entregaram à senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) uma placa de agradecimentos aos serviços prestados na área da saúde durante o mandato,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail