Cidadania Entrevista: Ana Amélia e presidente da SBM falam sobre prevenção ao câncer de mama

16/07/2015 - Saúde


Senadora gaúcha é autora e relatora de leis para melhorar o tratamento de pacientes

Cidadania Entrevista: Ana Amélia e presidente da SBM falam sobre prevenção ao câncer de mama

As principais demandas do sistema público de saúde e as ações legislativas já existentes para melhorar a prevenção e o tratamento do câncer de mama foram temas do Cidadania Entrevista, na TV Senado. Os convidados do programa apresentado pelo jornalista Paulo Acrísio foram o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, e a senadora Ana Amélia (PP-RS).

A cada ano, 60 mil mulheres são diagnosticadas com câncer de mama no Brasil. A detecção precoce, para o início imediato do tratamento, é considerada extremamente importante pelos médicos. Por isso, destacou o presidente da SBM, é importante aumentar o alcance da mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, apenas as mulheres entre 50 e 69 anos têm prioridade para realização do exame na rede pública. Porém, 25% dos casos de câncer ocorrem com mulheres entre 40 e 49 anos.

Nesse sentido, a senadora Ana Amélia é autora de projeto para ampliar o exame e garantir esse direito prioritário também a mulheres nessa faixa etária. Além disso, nessa área, a senadora gaúcha é autora da lei para que os planos de saúde paguem o tratamento do câncer com remédios de uso oral e relatora da lei obrigando o SUS a realizar a reconstrução da mama na mesma cirurgia para retirada do tumor.



Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Cidadania Entrevista: Ana Amélia e presidente da SBM falam sobre prevenção ao câncer de mama


Mais notícias:

18/12/2017
Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados
O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka…

14/12/2017
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail