Censo agropecuário começa em outubro e abrangerá mais de 5,3 milhões de propriedades

31/07/2017 - Agricultura


Só no Rio Grande do Sul serão 425 mil estabelecimentos recenseados

Censo agropecuário começa em outubro e abrangerá mais de 5,3 milhões de propriedades

Mais de 5,3 milhões de propriedades rurais serão abrangidas pelo Censo Agropecuário 2017. O levantamento possibilitará um raio-x da produção no Brasil. Só no Rio Grande Sul 425 mil estabelecimentos serão recenseados. O levantamento começa em 1º de outubro e irá até 28 de fevereiro. No RS, serão 1.662 recenseadores e 500 supervisores. Em todo o Brasil, serão mais de 18 mil recenseadores.

Em 2016, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), à época presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS) realizou audiências públicas além de reuniões com o Governo na intenção de viabilizar que o censo fosse realizado.

Os dados disponíveis atualmente sobre a produção estão extremamente defasados. O último censo realizado no campo é de 2006. Serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Diferente da última edição, dessa vez, de acordo com o IBGE, os questionários serão rápidos: 40 minutos. Em 2006 a entrevista durava cerca de duas horas. Além de dados relevantes sobre a produção – brasil dobrou a safra na última década – o levantamento deve apontar também a evolução da tecnologia utilizada no campo.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de mai
Ana Amélia visita maior cooperativa vinícola do País
Em visita à Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves, nesta sexta-feira (18), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) conversou com o presidente do Conselho Administrativo, Itacir Pozza, sobre demandas do setor, entre elas a substituição tributária, concorrência desleal e programas de financiamento, especialmente para a agricultura familiar.A…

17 de mai
Entidades apresentam ao governo demandas da agricultura familiar
O vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Ercílio Broch, e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, reuniram-se, nesta quinta-feira (17), com o ministro-chefe da Casa Civil,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail