Censo agropecuário começa em outubro e abrangerá mais de 5,3 milhões de propriedades

31/07/2017 - Agricultura


Só no Rio Grande do Sul serão 425 mil estabelecimentos recenseados

Censo agropecuário começa em outubro e abrangerá mais de 5,3 milhões de propriedades

Mais de 5,3 milhões de propriedades rurais serão abrangidas pelo Censo Agropecuário 2017. O levantamento possibilitará um raio-x da produção no Brasil. Só no Rio Grande Sul 425 mil estabelecimentos serão recenseados. O levantamento começa em 1º de outubro e irá até 28 de fevereiro. No RS, serão 1.662 recenseadores e 500 supervisores. Em todo o Brasil, serão mais de 18 mil recenseadores.

Em 2016, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), à época presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS) realizou audiências públicas além de reuniões com o Governo na intenção de viabilizar que o censo fosse realizado.

Os dados disponíveis atualmente sobre a produção estão extremamente defasados. O último censo realizado no campo é de 2006. Serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Diferente da última edição, dessa vez, de acordo com o IBGE, os questionários serão rápidos: 40 minutos. Em 2006 a entrevista durava cerca de duas horas. Além de dados relevantes sobre a produção – brasil dobrou a safra na última década – o levantamento deve apontar também a evolução da tecnologia utilizada no campo.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

7 de ago
Entidades ligadas à agricultura debatem MP com senadores
Agricultores familiares, filiados à Contag e Fetraece, foram recebidos pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira, nesta terça-feira (07) pedindo cuidado na análise da Medida Provisória (MP) 842/2018. A medida concede rebate para liquidação de operações de crédito rural do Pronaf. A senadora Ana Amélia…

20 de jul
Crise no setor leiteiro é abordada por Ana Amélia durante evento em Três de Maio
No encontro com lideranças de Três de Maio e da região da Grande Santa Rosa nesta sexta-feira (20), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) reafirmou seu apoio à cadeia produtiva do leite ao comentar a crise no setor.  No…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail