Censo agropecuário começa em outubro e abrangerá mais de 5,3 milhões de propriedades

31/07/2017 - Agricultura


Só no Rio Grande do Sul serão 425 mil estabelecimentos recenseados

Censo agropecuário começa em outubro e abrangerá mais de 5,3 milhões de propriedades

Mais de 5,3 milhões de propriedades rurais serão abrangidas pelo Censo Agropecuário 2017. O levantamento possibilitará um raio-x da produção no Brasil. Só no Rio Grande Sul 425 mil estabelecimentos serão recenseados. O levantamento começa em 1º de outubro e irá até 28 de fevereiro. No RS, serão 1.662 recenseadores e 500 supervisores. Em todo o Brasil, serão mais de 18 mil recenseadores.

Em 2016, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), à época presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS) realizou audiências públicas além de reuniões com o Governo na intenção de viabilizar que o censo fosse realizado.

Os dados disponíveis atualmente sobre a produção estão extremamente defasados. O último censo realizado no campo é de 2006. Serão levantadas informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Diferente da última edição, dessa vez, de acordo com o IBGE, os questionários serão rápidos: 40 minutos. Em 2006 a entrevista durava cerca de duas horas. Além de dados relevantes sobre a produção – brasil dobrou a safra na última década – o levantamento deve apontar também a evolução da tecnologia utilizada no campo.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11 de dez
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

5 de dez
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail