Câmara aprova projeto que trata de contratos de integração

31/03/2016 - Agricultura


Iniciativa, de autoria da senadora Ana Amélia, será analisada novamente pelo Senado

Câmara aprova projeto que trata de contratos de integração

O Plenário da Câmara aprovou o Projeto de Lei (PL) 6459/13 que trata dos contratos de integração e estabelece condições, obrigações e responsabilidades nas relações contratuais entre produtores integrados e integradores. A iniciativa é da senadora Ana Amélia (PP-RS).

A matéria, que prevê regras claras para o chamado sistema de integração entre produtores rurais e agroindústrias, foi aprovada na forma de um substitutivo do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), relator em Plenário pela Comissão de Economia, Indústria e Comércio. Devido às mudanças feitas no texto, a matéria retornará ao Senado.

A integração é um contrato no qual o produtor rural se responsabiliza por parte do processo produtivo, como a produção de frutas ou criação de frango e suínos, repassando essa produção à agroindústria, como matéria-prima a ser processada e transformada no produto final.

Autora da iniciativa, senadora Ana Amélia, lembrou que a matéria foi amplamente debatida com os setores envolvidos, desde 2011, quando foi apresentada.

— Esse marco regulatório dá segurança para as partes. Lei boa é aquela que tem equilíbrio, não pune um lado em relação a outro. E é exatamente isso que o projeto dá: segurança aos integrados, a parte mais fraca, no compartilhamento e na solidariedade de iniciativas como investimentos na comercialização do produto — destacou.


Com informações da Agência Câmara


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
Embrapa e Ibravin apresentam dados da produção de uva no Rio Grande do Sul
Dados da viticultura gaúcha nos últimos 20 anos, com os números detalhados de área das propriedades e dos vinhedos, cultivares por microrregião e por município e vinhedos por variedades fazem parte do Cadastro Vitícola 2013-2015, apresentado nesta manhã pela…

19 de abr
 Agricutura familiar estará no Censo Agropecuário, diz presidente do IBGE
A agricultura familiar não ficará fora do Censo Agropecuário 2017. A informação foi dada pelo presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro. Durante audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), o presidente adiantou que serão…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail