Burocracia dificulta trânsito na fronteira entre Brasil e Argentina

03/01/2016 - Relações Exteriores


Após visita a Uruguaiana e Paso de Los Libres, em dezembro, senadora Ana Amélia alertou que espera nas filas se agravariam no verão

Burocracia dificulta trânsito na fronteira entre Brasil e Argentina

A burocracia tem prejudicado o movimento de turistas na fronteira entre Brasil e Argentina. Conforme a senadora Ana Amélia (PP-RS) havia alertado em dezembro, após visita a Uruguaiana e Paso de Los Libres, com o aumento no movimento durante o verão, atualmente, a espera na fila no lado argentino chega a quatro horas.

A demora no processo prejudica argentinos e brasileiros e foi conferida de perto pela parlamentar quando esteve no local, no dia 5 de dezembro, acompanhada do deputado estadual Frederico Antunes (PP). Dias depois, no Senado, durante reunião da Comissão de Relações Exteriores (CRE), a parlamentar gaúcha solicitou ao embaixador João Carlos Souza-Gomes, do Itamaraty, agilidade da promulgação do acordo permitindo que a Polícia Federal brasileira possa emitir Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço.

Esse documento agilizaria o trânsito entre Uruguaiana, no Brasil, e Paso de Los Libres, na Argentina. O embaixador disse, na ocasião, que solicitaria à Casa Civil que o acordo de 2011 fosse promulgado pela Presidência da República.

– O acordo de fronteira entre os dois países continuava engavetado na Presidência da República, no gabinete da Casa Civil! A espera de quatro horas é inaceitável – enfatizou Ana Amélia, neste domingo (3), depois de receber relatos sobre a longa demora na fronteira.

A senadora ressaltou ainda que a espera para o ingresso dos turistas no Brasil também é reflexo da redução no orçamento da Polícia Federal, responsável pelo serviço de imigração. Neste verão, em razão da desvalorização do real, o fluxo de argentinos rumo às praias brasileiras aumentou consideravelmente em comparação aos últimos anos.

Burocracia dificulta trânsito na fronteira entre Brasil e Argentina

Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

9 de nov
CRE aprova indicação de embaixadores para atuação em países da Ásia e na África
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (9), após sabatinas, a indicação do diplomata Fernando Estellita Lins de Salvo Coimbra, para a chefia da representação brasileira em países da África, e da…

6 de nov
Em 2018, Brasil e Geórgia celebram 25 anos de relações diplomáticas
A Geórgia é um país do leste europeu com pouco mais de 3,8 milhões de habitantes e economia baseada na produção primária e no turismo. A relação diplomática com o Brasil começou há 25 anos, a serem…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail