Brasil pode ter Dia Nacional de Enfrentamento à Fibromialgia

06/10/2016 - Saúde


Proposta da senadora Ana Amélia tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a doença

Brasil pode ter Dia Nacional de Enfrentamento à Fibromialgia

O dia 12 de maio pode se tornar o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia. A instituição da data comemorativa é sugerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS) no PLS 351/2016. O objetivo da senadora é que a instituição de uma data para o debate sobre a fibromialgia leve a uma compreensão maior da doença.

A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por dores em todo o corpo, sensibilidade nas articulações e músculos, fadiga, dores de cabeça e distúrbios do sono. Também está ligada à depressão e à ansiedade.

Ana Amélia ressalta que a falta de conhecimento sobre a fibromialgia prejudica leigos, profissionais de saúde e principalmente os portadores da síndrome, que na maioria das vezes também têm problemas psíquicos relacionados à patologia.

“O não reconhecimento pleno da doença, inclusive para obtenção de licença médica, pode afetar verdadeiramente o equilíbrio psicológico dos fibromiálgicos, que já têm que lidar com uma síndrome incurável, que prejudica consideravelmente sua qualidade de vida e seu desempenho profissional”, diz a parlamentar na justificação do projeto.

Em agosto, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), por iniciativa de Ana Amélia, realizou audiência pública com representantes do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Fibromiálgicos e da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Um dos pontos destacados foi a possibilidade de a fibromialgia ser classificada como doença crônica.

O projeto aguarda recebimento de emendas na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

Hoje
Prevenção ao câncer de laringe será debatida em comissão do Senado
A prevenção ao câncer de laringe será debatida na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. O requerimento apresentado pelo senador Dalírio Beber (PSDB-SC), com apoio da senadora Ana Amélia (PP-RS) foi aprovado na manhã desta quarta-feira (24). Um dos…

17 de mai
Diretora da ANS destaca efetividade da Lei de Quimioterapia Oral
Em sabatina na Comissão de Assuntos Sociais, nesta quarta-feira (15), para recondução ao cargo de diretora da Agência Nacional de Saúde (ANS), Simone Sanches Freire destacou a efetividade da Lei da Quimioterapia Oral (12.880/2013). A iniciativa, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS),…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail