BNDES divulga condições para financiar investimentos públicos em saneamento

29/07/2017 - Municípios


ATENÇÃO PREFEITOS E GESTORES MUNICIPAIS

BNDES divulga condições para financiar investimentos públicos em saneamento

BNDES DIVULGA CONDIÇÕES PARA FINANCIAR INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM SANEAMENTO

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, no dia 26 de julho, a aprovação de condições para financiamento de investimentos públicos pelo Programa Avançar Cidades - Saneamento, do Ministério das Cidades a serem selecionados este ano e em 2018.

Os investimentos deverão ter como foco a implantação, expansão ou modernização da infraestrutura de saneamento básico do País, envolvendo abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, manejo de águas pluviais, redução e controle de perdas.

Os empréstimos terão custo equivalente à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), praticada pelo banco em suas operações e atualmente da ordem de 7% ao ano, em até 80% do valor do projeto, incluindo a aquisição de máquinas e equipamentos. Pelo menos 20% do financiamento terá de ser contrapartida do tomador do crédito. Os financiamentos superiores a R$ 20 milhões poderão ser obtidos diretamente com o banco ou por meio de sua rede de agentes bancários credenciada. Já os empréstimos de valores inferiores a R$ 20 milhões poderão ter apoio da linha BNDES Automático, mas somente por meio de instituições financeiras.

O prazo para financiamento, incluindo o período de carência, é de 20 anos para projetos de água e esgoto, e de 15 anos para os demais projetos. Os recursos poderão ser utilizados para empreendimentos de estados, Distrito Federal, municípios e prestadores de serviços de saneamento.

O Ministério das Cidades iniciou o primeiro cronograma para seleção de projetos. O segundo está previsto para começar em 13 de novembro.

O detalhamento das condições financeiras, dos critérios de apoio e requisitos complementares para concessão da operação de crédito está publicado no site do BNDES.

http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/produto/avancar-saneamento


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

31 de jul
Na Serra, Ana Amélia renova apoio a demandas de Nova Petrópolis
Com pouco mais de 19 mil habitantes, a charmosa Nova Petrópolis, é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. Por ano, recebe mais de 1,5 milhão de turistas, atraídos pelos vários eventos, ruas e praças floridas e pela arquitetura e gastronomia germânica,…

30 de jul
Senadora conversa com lideranças em Sapucaia do Sul e Canoas
Nesta segunda-feira (30), pela manhã, a senadora do Rio Grande do Sul Ana Amélia (Progressistas) deu sequência na agenda de compromissos pelo Estado. A parlamentar gaúcha foi a Sapucaia do Sul e Canoas. Em Sapucaia do Sul, foi recebida pelo prefeito em exercício,…

Em Ivoti, prefeito e lideranças agradecem apoio de senadora
Em roteiro no Vale do Sinos nesta segunda-feira (30), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) esteve em Ivoti, onde foi recebida pelo prefeito Martin Kalkmann e por lideranças da região. A senadora do Rio Grande do Sul reafirmou seu compromisso com o municipalismo e com…

Prefeito de Dois Irmãos agradece trabalho de Ana Amélia em prol do Hospital Regina
Em visita a Dois Irmãos, no Vale dos Sinos, nesta segunda-feira (30), a senadora Ana Amélia foi recebida pelo prefeito em exercício, Jerri Meneghetti, que agradeceu o empenho da parlamentar para aumentar o teto da Oncologia do Hospital Regina,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail