O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, recebeu na manhã desta sexta-feira (1º), a visita da senadora Ana Amélia (PP-RS). A parlamentar foi recepcionada pelo presidente da Fiergs, Heitor Muller, e pelo presidente voluntário da instituição, Paulo Bernhard, além de outros coordenadores da iniciativa.
Criado em 2000, pelo Conselho de Responsabilidade Social e Cidadania da Fiergs, o Banco de Alimentos já arrecadou e distribuiu mais de 30 milhões de quilos de alimentos. A Rede conta com 20 bancos instalados no Estado, e o trabalho consiste na captação de alimentos descartados de supermercados, feiras, restaurantes, entre outros, para abastecer comunidades carentes.
Mensalmente, informaram os coordenadores, são atendidas mais de 330 instituições e beneficiadas mais de 20 mil famílias. Entre os voluntários, atuam pessoas ligadas ao Rotary, Lions, Diaconias, Escoteiros, associações de funcionários de empresas, universitários, entre outros.
Na visita, a senadora ouviu relatos em relação a dificuldades enfrentadas nessa área, como o fato dos supermercados terem que pagar imposto em relação ao que é descartado. Também ficou sabendo como funcionado todo o processo, desde o descarte, passando pelo transporte dos alimentos, até a distribuição.
No Senado, três projetos sobre esse tema estão em tramitação e foram debatidos recentemente em audiência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, presidida pela senadora Ana Amélia. As matérias, PLS 672/2015, PLS 675/2015 e PLS 738/2015, com o objetivo de reduzir o desperdício, tramitam na Comissão de Agricultura.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.220
seguidores
22.621
seguidores