Bancada feminina prepara celebração dos 10 anos da Lei Maria da Penha

13/07/2016 - Geral


Senadora Ana Amélia participou da reunião na manhã desta quarta-feira

Bancada feminina prepara celebração dos 10 anos da Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), que está completando 10 anos, será tema de vários eventos programados pelo Senado nos próximos meses. Esse foi um dos assuntos discutidos durante reunião de trabalho e café da manhã da bancada feminina, nesta quarta-feira (13), no gabinete da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do encontro.

As parlamentares discutiram iniciativas legislativas e eventos a serem realizados a cada mês até o final de 2016, analisaram projetos em tramitação no Congresso e orientaram a montagem da agenda de atividades da bancada feminina de acordo com o cronograma da Comissão Especial do Impeachment e do calendário das eleições municipais — este ano o primeiro turno de votação ocorre no dia 2 de outubro e o segundo turno no dia 30 de outubro.

Eventos

O destaque entre as atividades que serão desenvolvidas é a celebração do aniversário de 10 anos da aprovação da Lei Maria da Penha pelo Congresso Nacional, no dia 6 de agosto.

Ainda em agosto, está prevista a edição de selo comemorativo ao aniversário da lei, iluminação do prédio do Congresso Nacional na cor laranja durante todo o mês, sessão solene (ainda sem data confirmada), e o lançamento de livreto com quadro demonstrativo da presença da mulher nos cargos eletivos em comparação ao ranking da violência de gênero no Brasil e no mundo.

A intenção é disseminar o tema “10 anos da Lei Maria da Penha: como chegamos até aqui” e fazer um registro histórico por meio de linha do tempo, com imagens de casos emblemáticos de mulheres que perderam a vida antes da existência da lei.

Cotas para mulheres

As senadoras ainda sugeriram temas e convidados para as próximas edições dos encontros mensais “Pauta Feminina”, realizados em parceria com a bancada feminina da Câmara dos Deputados. Como tema prioritário para o segundo semestre, a bancada decidiu manter esforços em favor da aprovação do projeto que reserva cotas para mulheres (PEC 134/2015), em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Também participaram da reunião as senadoras Regina Sousa (PT-PI), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Fátima Bezerra (PT-RN), Ângela Portela (PT-RR) e Lídice da Mata (PSB-BA); e representantes da Comissão Mista de Combate a Violência contra Mulher e da Diretoria Geral do Senado.

À tarde a bancada feminina reuniu-se com o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) e pediu  apoio para a realização de dois seminários em dezembro. O primeiro sobre o empoderamento da mulher e o segundo para acompanhar o resultado das orientações indicadas no relatório da CPMI da Violência contra a Mulher em 2013 junto aos gestores municipais e estaduais.

Com informações da assessoria de imprensa da Procuradoria Especial da Mulher do Senado


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de ago
Em Nova Hartz, Ana Amélia recebe demandas do setor calçadista
Em roteiro no Vale dos Sinos nesta sexta-feira (18), a senadora Ana Amélia (PP-RS), esteve reunida em Nova Hartz com o prefeito, Flavio Jost, e representantes do setor calçadista que apresentaram os principais desafios enfrentados para empreender. A mais insistente demanda é que…

16 de ago
TRE-RS conclui estudo sobre o impacto do rezoneamento eleitoral no estado
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), desembargador Carlos Marchionatti, comunicou à senadora Ana Amélia (PP-RS), nesta quarta-feira (16), que foi concluído memorial detalhando como o rezoneamento previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prejudicará os eleitores gaúchos…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail