Bancada feminina define prioridades para o primeiro semestre

23/02/2016 - Geral


Senadora Ana Amélia participou do encontro e sugeriu propostas de sua autoria para a agenda prioritária da Procuradoria da Mulher

Bancada feminina define prioridades para o primeiro semestre

As senadoras da Procuradoria da Mulher estiveram reunidas nesta terça-feira (23) para definir a pauta de atuação para o primeiro semestre do ano. Um dos temas discutidos foi a comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, e demais eventos a serem realizados durante o mês.

No café da manhã as parlamentares debateram os projetos prioritários a serem colocados em pauta neste ano e conheceram o Relatório de Atividades da Procuradoria Especial da Mulher. Entre as medidas sugeridas estão dois projetos da senadora Ana Amélia (PP-RS), que participou do encontro.

As iniciativas são o PLS 175/2013, para ampliar o prazo de licença-maternidade e aumentar o valor do salário-maternidade, em caso de nascimentos múltiplos, e o PDS 2/2014 para anular a portaria do Ministério da Saúde restringe o acesso das mulheres ao exame de mamografia pelo SUS.

Ana Amélia também pediu a inclusão de outra matéria, o PLS 241/2011, para que pessoas submetidas à remoção total ou parcial de linfonodos axilares ou inguinais que comprometa a mobilidade dos membros recebam desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis.

Ainda no encontro, a procuradora especial da Mulher, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), disse que há uma preocupação quanto à MP 696/2015, aprovada no último dia 18 pelos deputados.  Uma das angústias de Vanessa Grazziotin é que do texto da MP foi retirada a expressão “perspectiva de gênero”, como uma das atribuições do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.

Outra definição da reunião foi sobre o lançamento da campanha “Mais Mulheres na Política” nos estados e o do livro Mais Mulheres na Política – A presença feminina nos poderes da República. No Rio Grande do Sul, evento sobre o tema ocorreu em maio do ano passado.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de set
Raquel Dodge toma posse como Procuradora Geral da República
Tomou posse nesta segunda-feira (18) Raquel Dodge como nova Procuradora Geral da República. Primeira mulher a ocupar o cargo, Dodge disse que pretende reforçar o combate à corrupção, a defesa de direitos humanos, constitucionais e do meio ambiente, valorizando todas as áreas…

Ana Amélia renova disposição do gabinete em auxiliar municípios atingidos pelas chuvas na Fronteira Oeste
As chuvas que obrigaram mais de 200 famílias a sair de casa na região da Fronteira Oeste, no Rio Grande do Sul, foram um dos temas do discurso da senadora Ana Amélia (PP-RS) nesta segunda-feira (18), na tribuna…

14 de set
Alunos das Faculdades Integradas São Judas são recebidos no Senado
Cerca de 20 acadêmicos do curso de Direito das Faculdades Integradas São Judas Tadeu, de Porto Alegre, foram recebidos no gabinete da senadora Ana Amélia (PP-RS) nesta quinta-feira (14). A parlamentar explicou aos estudantes como é o funcionamento do gabinete, que…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail