A direção do Grupo Record no Rio Grande do Sul reuniu nesta segunda-feira (31) os parlamentares da bancada federal gaúcha em reunião-almoço para debater alternativas para a crise no Estado. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do encontro que teve como anfitriões o presidente nacional do Grupo Record, Luiz Claudio Costa, o presidente executivo da Rede Record no RS, Reinaldo Gilli, e o diretor-geral da Rádio Guaíba, Luciano Araújo.
Na sua fala, Ana Amélia destacou iniciativas na área legislativa que contemplam os estados. Entre elas a PEC 84/2015, aprovada por unanimidade no Senado, impedindo o governo federal de criar encargos financeiros a estados e municípios sem indicar a fonte de recursos. A matéria é defendida por governadores e prefeitos e será analisada agora pela Câmara dos Deputados.
A senadora ainda citou o PLS 561/2015, apresentado em conjunto pelos três parlamentares gaúchos, propondo que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seja o único encargo financeiro incidente sobre os valores emprestados, financiados ou refinanciados pelo Governo Federal às Unidades da Federação. A iniciativa foi apresentada como uma solução à dívida do RS com o governo federal.
Segundo o coordenador da bancada federal do RS, deputado Giovani Cherini (PDT), há unanimidade entre os parlamentares gaúchos de que é hora de se debater e gerar uma agenda positiva para o Estado. Conforme Cherini, a agenda positiva é de extrema importância para o Estado. O parlamentar salientou o trabalho que a bancada federal está realizando em 2015 e reforçou a agenda nesta semana em Brasília. "Mesmo durante a Expointer vamos focar na questão financeira que é tão importante para o RS", afirmou Cherini, que destacou o apoio do deputado Carlos Gomes (PRB) para a realização do encontro.
Em sua manifestação, na oportunidade, Luiz Claudio Costa salientou que os veículos do Grupo Record orientam a sua cobertura para a divulgação de ações em favor da população do Estado. "A agenda positiva é nossa orientação e somos, por isso, os primeiros a apoiar iniciativas que visem tirar o Estado da crise", declarou Costa.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.361
seguidores
22.621
seguidores