AVC é a segunda causa de morte no País, alerta Ana Amélia ao registrar o dia de combate à doença

27/10/2016 - Saúde


Controle dos fatores de risco pode reduzir em até 80% dos casos

AVC é a segunda causa de morte no País, diz Ana Amélia

Nesta quinta-feira (27), a senadora Ana Amélia (PP-RS) registrou em Plenário que no sábado, 29, é o Dia Mundial de Combate ao AVC. A parlamentar lembrou a importância da prevenção através de consultas periódicas e adoção de hábitos saudáveis.

AVC (Acidente Vascular Cerebral) é a segunda principal causa de morte no Brasil e a principal que deixa sequelas. São 100 mil óbitos no país por ano e a Organização Mundial de Saúde recomenda, como prevenção, o controle de fatores de riscos, que são hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, tabagismo, arritmia cardíaca e histórico familiar de doenças cardiovasculares.

— AVC tem tratamento e é uma emergência médica. Quanto mais rápido o atendimento, maiores são as chances de se reduzir sequelas. Pacientes que são atendidos na primeira hora do início dos sintomas reduzem em 80% as chances de uma sequela permanente, além também de se reduzir a mortalidade — afirmou.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


AVC é a segunda causa de morte no País, diz Ana Amélia


Mais notícias:

18 de jul
Dia Estadual de Luta Contra o Câncer de Mama completa 14 anos
No Rio Grande do Sul, há exatos 14 anos, 18 de julho virou Dia de Luta contra o Câncer de Mama, instituído pela Lei 12.126/2004. Em diversos municípios são promovidas ações de prevenção e combate a essa doença que…

11 de jul
Senado aprova projeto que cria a Política Nacional para Doenças Raras
Pessoas com doenças raras podem ter garantida em lei uma política de atenção do governo. Foi aprovado no Plenário do Senado, nesta quarta-feira (11), projeto que institui a Política Nacional para Doenças Raras no Sistema Único de Saúde (SUS). Como…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail