Audiência da Comissão de Agricultura, em Ijuí, debate ações para desenvolver a produção leiteira no país

10/07/2015 - Agricultura


Promovido por iniciativa da senadora Ana Amélia, seminário lotou o Salão de Atos da Unijuí

Audiência da Comissão de Agricultura, em Ijuí, debate ações para desenvolver a produção leiteira no país


Mais de 1 mil pessoas lotaram o Salão de Atos da Unijuí, em Ijuí, no noroeste do Rio Grande do Sul, para o debate sobre o futuro da produção leiteira no país. Promovida por iniciativa da presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado, senadora Ana Amélia, a audiência reuniu produtores, lideranças do setor, representantes do governo, deputados e especialistas na área.

O reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm, apresentou o projeto para implantação do Centro de Pesquisa em Lácteos, utilizando as instalações da universidade e a equipe de professores da instituição. A intenção é realizar o centro em parceria com o poder público e com empresa Lactalis, multinacional do setor lácteo, que tem uma unidade em Ijuí.

— Além de elevar a nossa produção, precisamos trabalhar na geração de conhecimento, em novos produtos, que possam agregar valor ao setor. É um projeto que cumpre o papel da universidade de agir diretamente na sociedade, contribuindo com pesquisa e extensão — enfatizou Kelm.

Durante o encontro, foram debatidas ações para estimular o setor produtivo do leite. Entre os temas destacados, foi consenso a necessidade de união entre os diversos integrantes da cadeia produtiva, buscando uma agenda positiva.

A audiência pública em Ijuí foi a oitava do Ciclo de Debates da comissão neste ano. O primeiro encontro ocorreu em março, em Não-Me-Toque, durante a Expodireto-Cotrijal, e discutiu questões relacionadas à logística do setor. Também ocorreram audiências em Porto Alegre, Petrolina (PE), Ilhéus (BA), Palmas (TO) e Brasília.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

9 de nov
Farsul e Federarroz entregam demandas ao ministro da Agricultura
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Ferreira, apresentaram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, demandas do setor para equiparar os custos de produção no Brasil, aos dos países do Mercosul.…

8 de nov
Senadora garante apoio à demanda dos produtores brasileiros de cebola
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) vai solicitar o apoio dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Agricultura, Blairo Maggi, ao pedido da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) para aumentar de 10% para 35%…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail