Associação dos Produtores de Maçã solicita apoio para liberar recursos para centro de pesquisas

03/05/2017 - Geral


A verba é para colocar em funcionamento o centro de controle e manejo da Mosca das Frutas

ABPM solicita apoio para liberar recursos para centro de pesquisas

A senadora Ana Amélia (PP-RS) vai solicitar ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, a liberação de R$ 500 mil para a conclusão das instalações do Centro de Controle Biológico e Manejo Integrado da Mosca das Frutas. O pedido foi feito à parlamentar gaúcha pelo diretor executivo da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Moisés de Albuquerque, nesta quarta-feira (3).

O Centro Moscasul, como é conhecido, fomentará pesquisas e transferência de tecnologias para controle e manejo da Mosca das Frutas (Anastrepha fraterculus). O objetivo das pesquisas é fazer o controle biológico da praga por meio do desenvolvimento de machos estéreis e estudos de iscas tóxicas. Em agosto de 2016, durante visita ao centro, em Vacaria, o ministro Blairo anunciou o repasse dos recursos. Ao todo, já foram investiu R$ 1,5 milhão no projeto Moscasul.

O Moscasul é uma parceria entre Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Mapa, da ABPM, e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Além da base física na Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado da Embrapa Uva e Vinho, em Vacaria (RS), o Centro Moscasul também terá núcleos de apoio em Pelotas (RS), Porto Alegre (RS) e São Joaquim (SC).


Fonte: Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

21/12/2018
Leis aprovadas e 70% de economia: Ana Amélia faz balanço da sua atuação no Senado
Cinco leis e uma emenda constitucional em vigor, mais de 100 projetos apresentados e 480 propostas relatadas. Os dados fazem parte do balanço apresentado pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) na tribuna sobre os oito anos de…

Ana Amélia é anunciada para comandar a Secretaria de Relações Federativas e Internacionais do RS
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi anunciada na tarde desta sexta-feira (21), em Porto Alegre, como futura secretária de Relações Federativas e Internacionais do Governo do Rio Grande do Sul. A parlamentar aceitou convite do governador eleito,…

20/12/2018
Ana Amélia pede estabilidade jurídica e institucional no país
Em pronunciamento no Plenário do Senado, nesta quinta-feira (20), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) se despediu da Casa e disse que já pensa num retorno ao Senado no futuro. A parlamentar gaúcha destacou a importância de se acabar com a instabilidade jurídica…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail