Arquivo S relata a atuação do Senado nos grandes momentos da história do Brasil

10/11/2015 - Geral


Senadora Ana Amélia prestigiou o lançamento, ocorrido nesta terça-feira

Arquivo S relata a atuação do Senado nos grandes momentos da história do Brasil

Pesquisadores, estudantes ou qualquer cidadão interessado em conhecer mais sobre a atuação do Senado acabam de ganhar um novo instrumento para viajar pelos mais importantes acontecimentos do país: o “Arquivo S – O Senado na História do Brasil”. O livro, que reúne uma série de reportagens publicadas no Jornal do Senado, foi lançado nesta terça-feira (10), em solenidade que contou com a presença do autor do prefácio, o ex-presidente da República e ex-senador José Sarney.

Ele destacou a contribuição do Senado para a história brasileira por meio dos livros, ressaltando o sucesso da aliança entre jornalistas e historiadores, ao se referir ao estilo do livro, que reúne jornalismo e história.

— Fomos feitos através da construção de instituições que nasceram na Câmara e no Senado — afirma Sarney no prefácio, ressaltando o protagonismo do Senado na história do Brasil.

Também estiveram no lançamento os senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Ricardo Ferraço (PMDB-ES), Vicentinho Alves (PR-TO) e Ana Amélia (PP-RS), além dos ex-senadores Albano Franco e Leomar Quintanilha.

Segundo o autor das reportagens, jornalista Ricardo Westin, o Arquivo S é um trabalho multimídia realizado em parceria com a Secretaria de Arquivo do Senado e disponibilizado também nos demais veículos de Comunicação da Casa, a exemplo do Portal de Notícias, TV Senado, Rádio Senado e redes sociais.

— Esse trabalho é importante para compreendermos a história do Brasil, o papel do Senado nessa história e, principalmente, para que entendamos melhor o nosso presente, lembrando que a jornada não foi curta — disse Westin.

Para a diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Virginia Malheiros Galvez, graças ao trabalho conjunto, o Arquivo S permite que os veículos de Comunicação Social levem ao cidadão não apenas a informação do que acontece hoje, mas a atuação dos senadores em momentos importantes da nação.

— É com muito orgulho que a Secom consegue expor e divulgar o Senado Federal na perspectiva histórica. Temos nos dedicado com muito afinco para mostrar a seriedade com que os senadores têm trabalhado pelo Brasil —afirmou.

Já a diretora-geral da Casa, Ilana Trombka, ressaltou que o Arquivo S é uma obra diferenciada “porque olha os fatos históricos sob uma ótica distinta”, a do Senado.

O coordenador do Arquivo, Wênis de Almeida Batista, ressaltou que o Senado tem a missão de dar acesso, a um número cada vez maior de cidadãos, aos documentos históricos sob a guarda da Casa.

Cada episódio do livro é um recorte histórico que começa no Brasil Império e culmina na Nova República. Entre outros temas, estão a Guerra do Paraguai, a primeira eleição presidencial direta, a Primeira Guerra Mundial, a fundação da Petrobras e o primeiro título do Brasil na Copa do Mundo. Clique aqui para ter acesso à publicação.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

9 de nov
“Criminosos que destruíram fazenda na Bahia têm que responder pelos 100 desempregados”, defende Ana Amélia
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) leu nesta quinta-feira (9), no Plenário do Senado, uma carta que recebeu de Rogério Aranibar, funcionário do grupo Igarashi cuja planta, em Correntina, no Oeste da Bahia, foi destruída por criminosos…

8 de nov
Congresso derruba um veto de Temer e mantém outros três
O Congresso rejeitou nesta quarta-feira (8) o veto do presidente Michel Temer a uma lei que convalida incentivos concedidos a empresas pelos governos estaduais. Outros três vetos foram mantidos pelos parlamentares, e cinco serão votados em nova sessão conjunta, marcada para dia 22…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail