Aprovado projeto que prevê tarifas iguais para voos em cidades gêmeas fronteiriças

06/04/2016 - Infraestrutura


Projeto é de autoria da senadora Ana Amélia

Aprovado projeto que prevê tarifas iguais para voos em cidades gêmeas fronteiriças


A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou nesta quarta-feira (6) projeto que assegura o mesmo tratamento tarifário para voos domésticos e internacionais com origem e destino em cidades gêmeas fronteiriças. De autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), a proposta (PLS 303/2012) muda aLei 6.009/1973, que regulamenta a exploração dos aeroportos.

Na justificação do projeto, Ana Amélia argumenta que a integração do Brasil com os países vizinhos é dificultada por modelos obsoletos de tributação e regulação. Em sua opinião, esses modelos “oneram injustificadamente os voos internacionais em comparação com os domésticos”. Ela observa que, nos voos internacionais, as tarifas aeroportuárias de embarque de passageiros, acrescidas dos tributos, superam em cerca de três vezes e meia aquelas cobradas para os voos domésticos.

Conforme emenda aprovada na CI, serão adotadas as menores tarifas verificadas.

A CI também acatou emenda aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) estabelecendo que a mudança legislativa deve prevalecer apenas no tocante às tarifas estritamente aeroportuárias, apartando-se da isonomia proposta as taxas relativas à navegação aérea.

O relator da matéria na CI, senador Vicentinho Alves (PR-TO), apresentou ainda emenda de redação para beneficiar voos com “origem e destino” em cidades gêmeas fronteiriças e não como se lia anteriormente “origem ou destino”.

Como a votação teve caráter terminativo, o texto segue para a Câmara dos Deputados.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de jun
Empresa chinesa fecha acordo para investir no setor elétrico gaúcho
A empresa chinesa Shangai Eletric fechou um acordo com a Eletrosul para assumir os projetos de transmissão de energia no Rio Grande do Sul (RS). O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, atuou na conclusão da parceria após reunião…

1 de jun
Investimento no setor elétrico gaúcho deve ser anunciado até julho
O acordo de transferência da participação da Eletrosul para Shangai Eletric na expansão das linhas de transmissão de energia no Rio Grande do Sul deve ser anunciado até julho. O investimento no setor elétrico foi tema de reunião nesta quinta-feira (01)…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail