Aprovada instalação obrigatória de bloqueadores de celulares em presídios

7 de fev - Geral


Projetos da área de segurança pública serão priorizados neste ano

Aprovada instalação obrigatória de bloqueadores de celulares em presídios

Por unanimidade, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (7) o Projeto de Lei do Senado (PLS) 32/2018 - Complementar, que obriga a instalação, em 180 dias, de bloqueadores de sinal de telefones celulares em penitenciárias e presídios. Do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), a proposta obteve o voto favorável de 60 senadores e será encaminhada à Câmara dos Deputados.

O projeto atribui à União a responsabilidade pela instalação dos equipamentos com recursos do Fundo Penitenciário (Funpen) e apoio dos estados e Distrito Federal. A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) parabenizou o Senado por priorizar os projetos voltados ao combate à criminalidade no começo deste ano.

— É decisão acertada diante da criminalidade que assusta os brasileiros e da urgente necessidade de votar propostas nesta área. Pesquisa revelou que 77% dos porto-alegrenses evitam sair à noite por causa da violência. E a violência também atinge as cidades do interior, que sofrem com constantes assaltos a agências bancárias.

A parlamentar gaúcha também parabenizou a Brigada Militar e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que mesmo com os atrasos salariais, continuam se empenhando no combate à criminalidade. De acordo com emendas apresentadas ao projeto, as operadoras de telecomunicações franquearão acesso irrestrito às informações para que as autoridades tornem mais eficiente o combate à criminalidade, uma vez que parte do interior dos presídios a organização de diversos crimes.

O projeto também define que a concessão de novas outorgas para o serviço móvel celular e a renovação das atuais ficará condicionada à instalação, custeio e manutenção dos equipamentos. Relatora da matéria em Plenário, a senadora Simone Tebet (PMDB-MS) ressaltou que a proposta combate a comunicação de detentos com o mundo exterior mediante o uso de celular e internet.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de dez
Senadora e chefe de gabinete palestram sobre o mandato a senadores e deputados eleitos em curso em São Paulo
A senadora Ana Amélia e o chefe de gabinete Marco Aurélio Ferreira estiveram entre os professores do curso “Gestão Estratégica para Mandatos Legislativos” promovido pelo Renova BR e pelo Insper, em São Paulo,…

Farroupilha é declarada Capital Nacional da Uva Moscatel
O município de Farroupilha (RS) foi agraciado com o título de Capital Nacional da Uva Moscatel. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 83/2018, aprovado nesta quinta-feira (6) no Plenário do Senado. A matéria foi à votação nesta semana a…

5 de dez
Leis aprovadas e 70% de economia: Ana Amélia faz balanço da sua atuação no Senado
Cinco leis e uma emenda constitucional em vigor, mais de 100 projetos apresentados e 480 propostas relatadas. Os dados fazem parte do balanço apresentado pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) na tribuna sobre os oito anos de…

Ana Amélia critica declarações petistas em reunião do BRICS
Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), no Plenário, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) criticou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) que, em reunião com representantes dos países membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) voltou a atacar as instituições brasileiras,…

Especialistas debatem alternativas para combater empresas sonegadores de impostos
A Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) realizou nesta quarta-feira (5) audiência pública sobre o projeto que caracteriza o devedor contumaz. A matéria regulamenta o artigo 146-A da Constituição Federal para prever critérios especiais de tributação a fim de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail