O projeto de lei (PLC 58/2016) para federalizar a Rota Caminho das Neves foi aprovado no fim da tarde desta terça-feira (27) pelo Senado. A matéria segue agora para sanção presidencial.
O projeto foi votado após pedido da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), que defendeu a aprovação. O autor da iniciativa, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), acompanhou a votação no Plenário. O relator foi o senador Dário Berger (MDB-SC)
A rota compreende trecho de 161 quilômetros ligando as BRs 285 e 282, nas serras gaúcha e catarinense, além da região dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, onde as obras de pavimentação aguardam recursos federais para sua execução completa. A federalização poderá garantir as verbas para a continuidade das obras.
Além de atender reivindicação de mais de 25 anos, destacaram a senadora Ana Amélia e o deputado Alceu Moreira, há estimativa da geração de mais de R$ 100 milhões por ano em turismo e comércio nas regiões por conta da Rota Caminho das Neves.
Outro benefício será a melhoria do escoamento da produção de maçã, uva, batata e outras frutas, além da pecuária, da produção de madeira e de outros setores. Municípios que já exploram seu potencial turístico poderão investir mais e ter retorno ainda maior, como Bom Jesus, Jaquirana, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Canela, Gramado, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Nova Petrópolis Bom Retiro, Urubici, São Joaquim, entre outros.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.521
seguidores
22.621
seguidores