A senadora Ana Amélia recebeu, nesta sexta-feira (4), a informação de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou farmacopeia específica para produtos fitoterápicos. A farmacopeia é um conjunto de informações técnicas onde são estabelecidos, entre outros, os requisitos mínimos de qualidade para os produtos.
A decisão foi tomada no relatório do diretor Ivo Bucaresky. Ainda em 2013, quando ele foi sabatinado para assumir diretoria da agência reguladora, a senadora Ana Amélia cobrou sobre a demora na regulação e registro dos fitoterápicos em uso no país.
Na ocasião, Ana Amélia citou caso de laboratórios que aguardavam há mais de um ano a renovação de registro na Anvisa. Um deles, em Porto Alegre, que produz medicamento que auxilia na digestão e era comercializado desde 1951. Bucaresky disse, na época, ter simpatia pela produção de medicamentos fitoterápicos e informou que a regulação do setor passava por processo de maturação.
Ao transmitir a decisão da Anvisa, Ivo Bucaresky disse que, dos 27 produtos feitos no país, 18 estão na lista do SUS. O Brasil figura, agora, entre os poucos países que têm farmacopeia específica para fitoterápicos e a bula com as indicações da composição do produto, sua indicação e dosagem.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.621
seguidores
22.621
seguidores