Anvisa cria farmacopeia específica para produtos fitoterápicos

04/12/2015 - Saúde


Informação foi repassada à senadora Ana Amélia nesta sexta-feira

Anvisa cria farmacopeia específica para produtos fitoterápicos

A senadora Ana Amélia recebeu, nesta sexta-feira (4), a informação de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou farmacopeia específica para produtos fitoterápicos. A farmacopeia é um conjunto de informações técnicas onde são estabelecidos, entre outros, os requisitos mínimos de qualidade para os produtos.

A decisão foi tomada no relatório do diretor Ivo Bucaresky. Ainda em 2013, quando ele foi sabatinado para assumir diretoria da agência reguladora, a senadora Ana Amélia cobrou sobre a demora na regulação e registro dos fitoterápicos em uso no país.

Na ocasião, Ana Amélia citou caso de laboratórios que aguardavam há mais de um ano a renovação de registro na Anvisa. Um deles, em Porto Alegre, que produz medicamento que auxilia na digestão e era comercializado desde 1951. Bucaresky disse, na época, ter simpatia pela produção de medicamentos fitoterápicos e informou que a regulação do setor passava por processo de maturação.

Ao transmitir a decisão da Anvisa, Ivo Bucaresky disse que, dos 27 produtos feitos no país, 18 estão na lista do SUS. O Brasil figura, agora, entre os poucos países que têm farmacopeia específica para fitoterápicos e a bula com as indicações da composição do produto, sua indicação e dosagem.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de jun
Atuação do gabinete foi decisiva para garantir recursos para reforma de centro de tratamento de pacientes com câncer na região Noroeste
O Hospital de Caridade de Ijuí receberá R$ 800 mil para reformas e adequações no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Os recursos foram viabilizados com apoio da senadora…

Comissão aprova validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados e manipulados poderão ter validade nacional. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (6), o substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 4/2018 ao Projeto de Lei do Senado 325/2012, que define validade em todo o território nacional…

30 de mai
Ana Amélia visita um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo
A convite do Instituto Lado a Lado pela Vida, que representa os interesses dos pacientes de câncer e outras doenças, a senadora Ana Amélia visitou o MedImmune/Astrazeneca, um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo.…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail