Anvisa cria farmacopeia específica para produtos fitoterápicos

04/12/2015 - Saúde


Informação foi repassada à senadora Ana Amélia nesta sexta-feira

Anvisa cria farmacopeia específica para produtos fitoterápicos

A senadora Ana Amélia recebeu, nesta sexta-feira (4), a informação de que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou farmacopeia específica para produtos fitoterápicos. A farmacopeia é um conjunto de informações técnicas onde são estabelecidos, entre outros, os requisitos mínimos de qualidade para os produtos.

A decisão foi tomada no relatório do diretor Ivo Bucaresky. Ainda em 2013, quando ele foi sabatinado para assumir diretoria da agência reguladora, a senadora Ana Amélia cobrou sobre a demora na regulação e registro dos fitoterápicos em uso no país.

Na ocasião, Ana Amélia citou caso de laboratórios que aguardavam há mais de um ano a renovação de registro na Anvisa. Um deles, em Porto Alegre, que produz medicamento que auxilia na digestão e era comercializado desde 1951. Bucaresky disse, na época, ter simpatia pela produção de medicamentos fitoterápicos e informou que a regulação do setor passava por processo de maturação.

Ao transmitir a decisão da Anvisa, Ivo Bucaresky disse que, dos 27 produtos feitos no país, 18 estão na lista do SUS. O Brasil figura, agora, entre os poucos países que têm farmacopeia específica para fitoterápicos e a bula com as indicações da composição do produto, sua indicação e dosagem.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18/12/2017
Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados
O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka…

14/12/2017
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail