Aniversário de 90 anos da Farsul é destacado no Plenário do Senado

24/05/2017 - Agricultura


Entidade que atua em defesa dos produtores rurais completou nove décadas nesta quarta-feira (24)

Farsul celebra seus 90 anos com novo prédio

Em comemoração aos 90 anos de atividades, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) inaugurou o novo prédio localizado no bairro Cidade Baixa, na praça Saint Pastous, em Porto Alegre. Com a conclusão da obra, a nova sede administrativa da entidade dobrará de tamanho. Ao lado do antigo prédio, a moderna estrutura agregará sete pavimentos, com espaço extra total de 3,5 mil metros quadrados e estacionamento.

Em Brasília, o aniversário da Farsul foi lembrado pela senadora Ana Amélia (PP-RS). Em pronunciamento no Plenário, a parlamentara gaúcha parabenizou a entidade.

— Agora, no novo prédio, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul vai conter também a Casa Rural junto também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Apresento meus cumprimentos ao atual presidente da Farsul, Carlos Sperotto,  e aos ex-presidentes dessa instituição, que tem a responsabilidade de comandar as políticas e a defesa do interesse de um setor que é fundamental para a economia do nosso Estado —, disse.

Além da inauguração do prédio, a Farsul também elabora um planejamento estratégico para os próximos 10 anos em homenagem às nove décadas de fundação. Neste período, a entidade registrou diversos momentos importantes na defesa dos interesses dos produtores rurais. Entre as manifestações mais marcantes estão o Caminhonaço, de 1999, em que cerca de 15 mil produtores rurais ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para cobrar a renegociação de dívidas do setor agrícola.

Em 2001, o protesto chegou à capital federal a cavalo: produtores rurais percorreram 1,8 mil quilômetros ao longo de 56 dias, montaram um acampamento farroupilha e acenderam a chama crioula em Brasília. O esforço resultou na securitização de dívidas agrícolas, que reestruturou o passivo. Outras questões importantes que marcaram a história da Farsul e o desenvolvimento do campo dizem respeito à proteção da propriedade privada frente a ameaças de invasões, apoio a novas tecnologias para aumento da produtividade no campo, como o uso dos transgênicos, defesa dos produtos nacionais contra a concorrência desleal de produtos estrangeiros e a redução da carga tributária que impacta o bolso do agricultor. 


Fonte: Assessoria de Imprensa


Ana Amélia parabeniza Farsul pelos 90 anos


Mais notícias:

12/12/2017
Projeto da Maurício de Sousa Produções, Senar e CGU irá valorizar produção de alimentos
Conhecida de todo o Brasil, a Turma da Mônica, irá conscientizar a criançada, desde cedo sobre a importância da produção de alimentos. Nesta terça-feira (12), o chefe de gabinete da senadora Ana Amélia, Marco Aurélio Ferreira, recebeu o diretor…

05/12/2017
Inovação na Sustentabilidade Ambiental será tema de audiência do Senado na Expodireto
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal estará em Não-Me-Toque, em 9 de março de 2018, para realizar audiência pública durante a Expodireto/Cotrijal. O debate, com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Agricultura”, ocorre por iniciativa da…

CRA conclui que pesquisas aumentaram a competitividade da agropecuária
O investimento em pesquisa e inovação foi um dos principais fatores responsáveis pelos ganhos de produtividade alcançados pela agropecuária nacional nas últimas décadas, segundo avaliação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A comissão analisou este ano a política pública de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail