Aniversário de 90 anos da Farsul é destacado no Plenário do Senado

24 de mai - Agricultura


Entidade que atua em defesa dos produtores rurais completou nove décadas nesta quarta-feira (24)

Farsul celebra seus 90 anos com novo prédio

Em comemoração aos 90 anos de atividades, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) inaugurou o novo prédio localizado no bairro Cidade Baixa, na praça Saint Pastous, em Porto Alegre. Com a conclusão da obra, a nova sede administrativa da entidade dobrará de tamanho. Ao lado do antigo prédio, a moderna estrutura agregará sete pavimentos, com espaço extra total de 3,5 mil metros quadrados e estacionamento.

Em Brasília, o aniversário da Farsul foi lembrado pela senadora Ana Amélia (PP-RS). Em pronunciamento no Plenário, a parlamentara gaúcha parabenizou a entidade.

— Agora, no novo prédio, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul vai conter também a Casa Rural junto também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Apresento meus cumprimentos ao atual presidente da Farsul, Carlos Sperotto,  e aos ex-presidentes dessa instituição, que tem a responsabilidade de comandar as políticas e a defesa do interesse de um setor que é fundamental para a economia do nosso Estado —, disse.

Além da inauguração do prédio, a Farsul também elabora um planejamento estratégico para os próximos 10 anos em homenagem às nove décadas de fundação. Neste período, a entidade registrou diversos momentos importantes na defesa dos interesses dos produtores rurais. Entre as manifestações mais marcantes estão o Caminhonaço, de 1999, em que cerca de 15 mil produtores rurais ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para cobrar a renegociação de dívidas do setor agrícola.

Em 2001, o protesto chegou à capital federal a cavalo: produtores rurais percorreram 1,8 mil quilômetros ao longo de 56 dias, montaram um acampamento farroupilha e acenderam a chama crioula em Brasília. O esforço resultou na securitização de dívidas agrícolas, que reestruturou o passivo. Outras questões importantes que marcaram a história da Farsul e o desenvolvimento do campo dizem respeito à proteção da propriedade privada frente a ameaças de invasões, apoio a novas tecnologias para aumento da produtividade no campo, como o uso dos transgênicos, defesa dos produtos nacionais contra a concorrência desleal de produtos estrangeiros e a redução da carga tributária que impacta o bolso do agricultor. 


Fonte: Assessoria de Imprensa


Ana Amélia parabeniza Farsul pelos 90 anos


Mais notícias:

9 de nov
Farsul e Federarroz entregam demandas ao ministro da Agricultura
O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Ferreira, apresentaram ao ministro da Agricultura, Blairo Maggi, demandas do setor para equiparar os custos de produção no Brasil, aos dos países do Mercosul.…

8 de nov
Senadora garante apoio à demanda dos produtores brasileiros de cebola
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) vai solicitar o apoio dos ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, do Planejamento, Dyogo Oliveira, e da Agricultura, Blairo Maggi, ao pedido da Associação Nacional dos Produtores de Cebola (ANACE) para aumentar de 10% para 35%…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail