Aniversário de 90 anos da Farsul é destacado no Plenário do Senado

24 de mai - Agricultura


Entidade que atua em defesa dos produtores rurais completou nove décadas nesta quarta-feira (24)

Farsul celebra seus 90 anos com novo prédio

Em comemoração aos 90 anos de atividades, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) inaugurou o novo prédio localizado no bairro Cidade Baixa, na praça Saint Pastous, em Porto Alegre. Com a conclusão da obra, a nova sede administrativa da entidade dobrará de tamanho. Ao lado do antigo prédio, a moderna estrutura agregará sete pavimentos, com espaço extra total de 3,5 mil metros quadrados e estacionamento.

Em Brasília, o aniversário da Farsul foi lembrado pela senadora Ana Amélia (PP-RS). Em pronunciamento no Plenário, a parlamentara gaúcha parabenizou a entidade.

— Agora, no novo prédio, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul vai conter também a Casa Rural junto também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Apresento meus cumprimentos ao atual presidente da Farsul, Carlos Sperotto,  e aos ex-presidentes dessa instituição, que tem a responsabilidade de comandar as políticas e a defesa do interesse de um setor que é fundamental para a economia do nosso Estado —, disse.

Além da inauguração do prédio, a Farsul também elabora um planejamento estratégico para os próximos 10 anos em homenagem às nove décadas de fundação. Neste período, a entidade registrou diversos momentos importantes na defesa dos interesses dos produtores rurais. Entre as manifestações mais marcantes estão o Caminhonaço, de 1999, em que cerca de 15 mil produtores rurais ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, para cobrar a renegociação de dívidas do setor agrícola.

Em 2001, o protesto chegou à capital federal a cavalo: produtores rurais percorreram 1,8 mil quilômetros ao longo de 56 dias, montaram um acampamento farroupilha e acenderam a chama crioula em Brasília. O esforço resultou na securitização de dívidas agrícolas, que reestruturou o passivo. Outras questões importantes que marcaram a história da Farsul e o desenvolvimento do campo dizem respeito à proteção da propriedade privada frente a ameaças de invasões, apoio a novas tecnologias para aumento da produtividade no campo, como o uso dos transgênicos, defesa dos produtos nacionais contra a concorrência desleal de produtos estrangeiros e a redução da carga tributária que impacta o bolso do agricultor. 


Fonte: Assessoria de Imprensa


Ana Amélia parabeniza Farsul pelos 90 anos


Mais notícias:

19 de set
Custos com judicialização são divididos por todos, dizem representantes de planos de saúde
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoveu na terça-feira (19) uma audiência pública com representantes do governo e das operadoras de planos de saúde Amil, Sul América e Geap. O principal item na pauta de discussões ficou sendo o conjunto…

12 de set
Aprovado projeto que simplifica renegociação do crédito rural
O Senado aprovou, por unanimidade, o projeto que institui um procedimento menos burocrático para a renegociação do crédito rural. De acordo com o Projeto de Lei do Senado (PLS) 354/2014, agricultores inadimplentes poderão renegociar suas dívidas de forma mais…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail