A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) voltou a cobrar na tribuna, nesta terça-feira (13), auxílio para os municípios atingidos pela seca na Zona Sul, na Campanha e em outras regiões do Rio Grande do Sul. Até agora, 31 municípios já decretaram situação de emergência por conta da estiagem, sendo que 17 tiveram os pedidos homologados e reconhecidos pelos governos estadual e federal.
Para ajudar as Prefeituras com ações de enfrentamento à seca, a senadora Ana Amélia fez contato com a Casa Civil e com o Ministério da Integração Social. Duas agendas já estão confirmadas para a próxima semana. Na Casa Civil, a reunião inicialmente prevista para quarta-feira, dia 21, foi adiada para o dia seguinte, quinta-feira, 22, às 15h. Na ocasião, a comitiva de prefeitos e lideranças deverá ser recebida pelo ministro Eliseu Padilha. Já o encontro no Ministério da Integração Social está mantido para quarta-feira (21), às 15h, com o secretário nacional da Defesa Civil, coronel Renato Newton.
No discurso que fez na tribuna, a senadora destacou os prejuízos que já ultrapassam R$ 1 bilhão em setores como agricultura e pecuária, além de registros de falta de água e até de comida. As agendas em Brasília deverão tratar da agilização dos decretos ainda não reconhecidos, além de ações para atender a população e socorrer os produtores.
A comitiva de prefeitos e lideranças que irá participar dos encontros agendados pela senadora Ana Amélia será liderada pelo deputado federal Afonso Hamm (Progressistas-RS) e pelo prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB).
Municípios que decretaram situação de emergência devido à
estiagem:
Amaral Ferrador
Cristal
Hulha Negra
Morro Redondo
Pedras Altas
São Jerônimo
Cerro Grande do Sul
Canguçu
Arroio do Padre
Turuçu
Bagé
Cerrito
Candiota
São Lourenço do Sul
Herval
Piratini
Camaquã
Dom Feliciano
Pinheiro Machado
Santana da Boa Vista
Chuvisca
Tapes
Aceguá
Capão do Leão
Sertão Santana
Sentinela do Sul
Butiá
Jaguarão
Pedro Osório
Arroio Grande
Barão do Triunfo
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.654
seguidores
22.621
seguidores