A senadora Ana Amélia apoiou o setor calçadista nacional para evitar a perda de empregos e problemas econômicos que seriam gerados a partir da medida acabava com a alíquota de importação de 35% para calçados esportivos.
Além de conversar com ministros em audiências ou encontros no Congresso, a parlamentar promoveu audiência pública que tratou do tema na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. No dia 19 de junho, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou que a alíquota de importação havia sido mantida.
Na tribuna do Senado, Ana Amélia manifestou a preocupação com os impactos da reoneração ao setor coureiro-calçadista, que gera quase 300 mil empregos no país. Nos seis primeiros meses do ano, o Rio Grande do Sul foi o principal exportador de calçados. Respondendo por quase 45% do valor gerado pelos embarques brasileiros, os calçadistas gaúchos embarcaram 13,4 milhões de pares por US$ 217,9 milhões, quedas de 0,4% em volume e de 2% em divisas no comparativo com período correspondente de 2017.
Somente a Vulcabras Azaleia tem cerca de 13 mil colaboradores distribuídos em cinco unidades no Brasil, sendo três unidades produtivas (Ceará, Bahia e Sergipe), um centro de desenvolvimento no Rio Grande do Sul e um centro administrativo em São Paulo. A indústria também possui centros de distribuição no Peru e na Colômbia.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.357
seguidores
22.621
seguidores