Ana Amélia visita indústria calçadista em Parobé

13 de jul - Economia


No Senado, a parlamentar atuou para manter alíquota de importação para calçados esportivos

Ana Amélia visita indústria calçadista em Parobé

Em visita à Vulcabras Azaleia, em Parobé, nesta sexta-feira (13), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi recebida pelo presidente Pedro Grendene Bartelle Filho. A parlamentar do Rio Grande do Sul conheceu as linhas de produção e conversou com os trabalhadores da indústria de calçados.

A senadora Ana Amélia apoiou o setor calçadista nacional para evitar a perda de empregos e problemas econômicos que seriam gerados a partir da medida acabava com a alíquota de importação de 35% para calçados esportivos.

Além de conversar com ministros em audiências ou encontros no Congresso, a parlamentar promoveu audiência pública que tratou do tema na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. No dia 19 de junho, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou que a alíquota de importação havia sido mantida.

Na tribuna do Senado, Ana Amélia manifestou a preocupação com os impactos da reoneração ao setor coureiro-calçadista, que gera quase 300 mil empregos no país. Nos seis primeiros meses do ano, o Rio Grande do Sul foi o principal exportador de calçados. Respondendo por quase 45% do valor gerado pelos embarques brasileiros, os calçadistas gaúchos embarcaram 13,4 milhões de pares por US$ 217,9 milhões, quedas de 0,4% em volume e de 2% em divisas no comparativo com período correspondente de 2017.

Somente a Vulcabras Azaleia tem cerca de 13 mil colaboradores distribuídos em cinco unidades no Brasil, sendo três unidades produtivas (Ceará, Bahia e Sergipe), um centro de desenvolvimento no Rio Grande do Sul e um centro administrativo em São Paulo. A indústria também possui centros de distribuição no Peru e na Colômbia. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Imagens:



Mais notícias:

1 de nov
Senado aprova projeto para desenvolvimento da metade sul do Rio Grande do Sul
O Senado aprovou, nesta quarta-feira (31), por unanimidade — 53 votos favoráveis — o projeto que autoriza a criação de uma região integrada para o desenvolvimento da Metade Sul do Rio Grande do Sul. A ideia é definir…

10 de ago
Ana Amélia é contra aumento de salário para ministros e parlamentares
A decisão tomada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal de conceder reajuste em seus próprios vencimentos, a partir do ano que vem, em 16,38%, "é inoportuna e provoca um preocupante efeito-cascata nas despesas públicas. O alerta foi feito…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail