Ana Amélia vai cobrar do Itamaraty solução para burocracia na fronteira entre Uruguaiana e Paso de Los Libres

07/12/2015 - Relações Exteriores


Parlamentar esteve sábado no local

Ana Amélia vai cobrar do Itamaraty solução para burocracia na fronteira entre Uruguaiana e Paso de Los Libres

Para resolver o problema da burocracia na fronteira entre Brasil e Argentina, nas cidades de Uruguaiana e Paso de Los Libres, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse nesta segunda-feira (7), na tribuna, que irá procurar o Itamaraty cobrando uma solução. A demora no processo prejudica argentinos e brasileiros e foi conferida de perto pela parlamentar quando esteve no local, no último sábado (5), acompanhada do deputado estadual Frederico Antunes (PP).

O acordo atual era para que a Argentina e o Brasil confeccionassem uma carteira para os cidadãos que moram nas duas cidades facilitando o trânsito na fronteira. Porém, o Brasil não está fazendo o documento e a Argentina tem atrasado e dificultado a emissão. Diante disso, para os brasileiros ingressarem no país vizinho, por exemplo, é necessária ir para a fila para obter a tarjeta vecinal fronteriza (TVF),que autoriza a permanência na Argentina por, no máximo, 72 horas. No momento em que retornam, os brasileiros devem passar por mais uma fila.

—Que Mercosul é esse que determina que um cidadão brasileiro ou argentino que vive ali na fronteira seja massacrado por essa burocracia? — questionou a senadora.

Com o período de férias se aproximando, a senadora manifestou sua preocupação pelos problemas que serão ocasionados pela burocracia em dias de maior movimento, principalmente com o ingresso de turistas argentinos que visitarão as praias brasileiras.

— Existe o acordo de fronteira, mas não nós não estamos fazendo o nosso dever de casa, como emitir essa carteira do Mercosul. Temos que tomar uma atitude mais proativa para que os cidadãos que ali vivem e para as pessoas que passam por ali, entendem que Mercosul é uma coisa importante. Do jeito que está, não tem nenhuma relevância.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

21 de jun
CRE aprova nota contra política de tolerância zero de Trump
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) criticou nesta quinta-feira (21), em nota, a política de “tolerância zero” anti-imigração do governo de Donald Trump, sobretudo pela prática de separar imigrantes clandestinos de seus filhos. O documento aprovado…

20 de jun
Embaixador que vai atuar na Rússia garante à senadora que reversão de embargo à carne suína será prioridade máxima
O embargo russo à carne suína brasileira e os prejuízos econômicos e sociais dessa medida foram abordados pela senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) durante a sabatina do embaixador brasileiro indicado para…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail