Presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, a senadora Ana Amélia (PP-RS) esteve nesta sexta-feira (13) nas sedes de duas entidades representativas do setor no Rio Grande do Sul. A parlamentar foi recebida pela diretoria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag-RS) e pelo presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Carlos Sperotto.
— Considero de extrema importância manter o diálogo permanente com as entidades que representam o setor para ouvir as demandas e debater os principais temas, especialmente após as mudanças envolvendo os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário — comentou a senadora.
Na Fetag-RS, onde foi recebida pelo presidente Carlos Joel da Silva e por dirigentes da entidade, a parlamentar recebeu ofício com algumas demandas. Entre as pautas estão a previdência na área rural e o acesso ao Proagro e ao Seguro Rural. Questões ligadas à área ambiental e sucessão rural também constam no documento.
Em relação ao novo cenário político nacional os representantes da entidade expressaram dúvidas de como será o novo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, resultado da fusão de dois ministérios, e que influencia a agricultura familiar.
Na conversa, a senadora comentou sobre a aprovação do projeto, de sua autoria, que cria regras claras para o sistema de integração entre produtores rurais e agroindústrias, apoiado pela Fetag-RS. O objetivo é criar um padrão contratual para sanar divergências nos litígios que se referem a fornecimento de insumos, valores devidos, responsabilidades em caso de problema na atividade ou prazos, entre outros.
O deputado estadual Elton Weber e o deputado federal Heitor Schuch também participaram do encontro na Fetag-RS, além dos diretores da Fetag-RS, Nestor Bonfanti, Pedrinho Signori, Elisete Hintz, Lérida Pivoto Pavanelo, Diana Hanh Justo.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
360.324
seguidores
22.621
seguidores