Ana Amélia ressalta a importância do setor agropecuário para a economia brasileira

29/06/2015 - Agricultura


Senadora citou artigo de José Roberto Mendonça de Barros, que apresenta projeção de crescimento de 3% no campo

Ana Amélia ressalta a importância do setor agropecuário para a economia brasileira

Na tribuna do Senado, nesta segunda-feira (29), a senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou a importância do setor agropecuário para a economia brasileira. A parlamentar gaúcha citou artigo do economista José Roberto Mendonça de Barros, no qual o autor faz uma projeção de crescimento de 3% no campo este ano, enquanto a renda geral do brasileiro deve cair entre 1,5% e 2%, para enfatizar que esse setor atualmente é o motor do país.

— A agropecuária é o motor, é a locomotiva de nossa economia. Seria o equivalente, no corpo humano, ao coração. Quando ele falha, falha tudo. E aí vale a produção familiar; de médios agricultores; vale o sistema cooperativista de produção, muito expressivo em nosso País, que tem que ser valorizado e prestigiado; e a agricultura empresarial — declarou Ana Amélia.

A senadora destacou dados sobre a variação acumulada do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2013 e 2016. A riqueza produzida no Brasil não será maior do que 1,3%, enquanto o crescimento da agropecuária será da ordem de 15% no período, conforme apresentado no artigo publicado no jornal O Estado de S.Paulo do último domingo (28). Segundo a publicação, entre 1995 e 2010 o setor agropecuário cresceu 20,6%.

— Como presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, fico satisfeita em destacar que o setor agropecuário tem um peso econômico fundamental o país. Agora, o desafio é produzir e exportar produtos tecnicamente mais avançados e diferentes do passado — afirmou a senadora, projetando etapas para o setor continuar fortalecido no futuro.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

19 de abr
 Agricutura familiar estará no Censo Agropecuário, diz presidente do IBGE
A agricultura familiar não ficará fora do Censo Agropecuário 2017. A informação foi dada pelo presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro. Durante audiência na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), o presidente adiantou que serão…

11 de abr
Senado debate realização do Censo Agropecuário na próxima quarta-feira
O Censo Agropecuário 2018 será tema de debate na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na próxima quarta-feira (19). A audiência pública, requerida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), contará com a presença do presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro. Após…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail