Ana Amélia ressalta a importância do setor agropecuário para a economia brasileira

29/06/2015 - Agricultura


Senadora citou artigo de José Roberto Mendonça de Barros, que apresenta projeção de crescimento de 3% no campo

Ana Amélia ressalta a importância do setor agropecuário para a economia brasileira

Na tribuna do Senado, nesta segunda-feira (29), a senadora Ana Amélia (PP-RS) ressaltou a importância do setor agropecuário para a economia brasileira. A parlamentar gaúcha citou artigo do economista José Roberto Mendonça de Barros, no qual o autor faz uma projeção de crescimento de 3% no campo este ano, enquanto a renda geral do brasileiro deve cair entre 1,5% e 2%, para enfatizar que esse setor atualmente é o motor do país.

— A agropecuária é o motor, é a locomotiva de nossa economia. Seria o equivalente, no corpo humano, ao coração. Quando ele falha, falha tudo. E aí vale a produção familiar; de médios agricultores; vale o sistema cooperativista de produção, muito expressivo em nosso País, que tem que ser valorizado e prestigiado; e a agricultura empresarial — declarou Ana Amélia.

A senadora destacou dados sobre a variação acumulada do Produto Interno Bruto (PIB) entre 2013 e 2016. A riqueza produzida no Brasil não será maior do que 1,3%, enquanto o crescimento da agropecuária será da ordem de 15% no período, conforme apresentado no artigo publicado no jornal O Estado de S.Paulo do último domingo (28). Segundo a publicação, entre 1995 e 2010 o setor agropecuário cresceu 20,6%.

— Como presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, fico satisfeita em destacar que o setor agropecuário tem um peso econômico fundamental o país. Agora, o desafio é produzir e exportar produtos tecnicamente mais avançados e diferentes do passado — afirmou a senadora, projetando etapas para o setor continuar fortalecido no futuro.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail