Ana Amélia repudia agressão a senadores brasileiros na Venezuela

18/06/2015 - Relações Exteriores


Senadora apresentou moção contra o tratamento que a comitiva recebeu em Caracas

Ana Amélia repudia agressão a senadores brasileiros na Venezuela

Para a senadora Ana Amélia (PP-RS), os ataques sofridos pela comitiva de senadores brasileiros na Venezuela, nesta quinta-feira (18), não ameaçam apenas a integridade física dos parlamentares, mas também o respeito ao Brasil. A parlamentar gaúcha apresentou moção de repúdio ao tratamento recebido pela missão oficial do Senado em Caracas.

Oito senadores foram ao país vizinho para visitar oposicionistas ao governo de Nicolás Maduro que estão presos. A partir do relato dos parlamentares brasileiros, Ana Amélia enfatizou que a comitiva foi alvo da intolerância, truculência, agressividade e violência de cerca de cem manifestantes durante o trajeto do veículo que levava os brasileiros do aeroporto de Caracas ao presídio onde estão os parlamentares venezuelanos.

Ana Amélia destacou que a violência é um tiro no próprio pé dado pelo governo venezuelano, que desrespeita a cláusula democrática, um dos princípios da fundação do Mercosul.

— Eu desejo sinceramente que o fim do episódio seja um fim que não desonre o princípio democrático, não desonre o princípio de respeito às pessoas por pensarem diferente. E neste Século 21, nesta região, o que está acontecendo é inaceitável — declarou a senadora.

Fazem parte da missão os senadores Aécio Neves, Aloysio Nunes, Cassio Cunha Lima, Ronaldo Caiado, Ricardo Ferraço, Sérgio Petecão, José Agripino e José Medeiros.

Desrespeito à democracia
O posicionamento da senadora Ana Amélia também foi destacado em matéria sobre o assunto veiculada pelo Jornal da Globo e no Bom Dia Brasil. Na matéria, a parlamentar gaúcha ressaltou que é preciso repensar o papel da Venezuela no bloco do Mercosul. 
— No Mercosul, a cláusula democrática deveria ser respeitada. A Venezuela provou, com esse gesto, que não está respeitando a cláusula democrática — afirmou.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

19 de out
CRE destinará recursos para projetos das Forças Armadas
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (19), emendas ao projeto de lei orçamentária de 2018 (PLN 20/2017) destinando verbas para projeto das Forças Armadas. Das quatro emendas aprovadas, três são de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), totalizando R$…

5 de out
Comissão aprova acordo com Itália de reconhecimento de carteira de habilitação
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quinta-feira (5) acordo assinado entre Brasil e Itália que trata do reconhecimento recíproco das carteiras de habilitação (PDS 172/2017) de residentes nos dois países. O texto segue agora para análise do Plenário do Senado.…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail