Ana Amélia pede votação de projeto que impede a limitação de mamografias

05/10/2016 - Saúde


Parlamentar é autora do projeto que tramita na CCJ do Senado

Ana Amélia pede votação de projeto que impede a limitação de mamografias

A senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu a aprovação do projeto (PDS 2/2014) em exame na Comissão de Constituição e Justiça  (CCJ) que suspende a portaria do Ministério da Saúde (Portaria nº 1.253/2013) com a prioridade para as mulheres entre 50 e 69 anos no exame de mamografia.

Ao apresentar a proposta, Ana Amélia argumentou que a limitação de idade é uma discriminação contra as mulheres mais novas. Para ela, todas têm idêntico direito ao exame mamográfico.

— Mulheres cada vez mais jovens estão tendo que se submeter à mastectomia. Então não é possível que se faça a mamografia após os 50 anos de idade e sim faça-se o quanto antes porque nós temos com a prevenção a possibilidade de curar muitas mulheres.

Além do pedido para a votação da proposta, Ana Amélia comemorou o fato de a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara ter aprovado nesta quarta-feira (5) o projeto (PL 3595/2012) apresentado por ela que garante o acesso das mulheres com deficiência a equipamentos adequados na prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de mama e de colo de útero no Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18 de out
Ações apoiadas pelo Fundo Nacional de Saúde receberão emendas da CAS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), nesta quarta-feira (18), aprovou quatro emendas de apropriação e uma de remanejamento ao Projeto de Lei Orçamentária de 2018 (PLN 20/2017). Com 260 propostas protocoladas, o relator das emendas na CAS adotou como critério a aglutinação…

Santa Casa de Porto Alegre celebra 241 anos
Na tribuna do Senado nesta quarta-feira (18), a senadora Ana Amélia (PP-RS) comemorou a celebração dos 241 da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Situado no coração da capital Gaúcha, o complexo hospitalar atende pacientes de todo o do Rio…

17 de out
Especialistas defendem uso de ozonioterapia para tratamento terapêutico
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoveu, nesta terça-feira (18), audiência pública sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) 227/2017, que autoriza a prescrição da ozonioterapia em todo o país. Defensores da ozonioterapia – aplicação de ozônio e oxigênio com finalidade terapêutica…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail