Ana Amélia pede votação de projeto que impede a limitação de mamografias

05/10/2016 - Saúde


Parlamentar é autora do projeto que tramita na CCJ do Senado

Ana Amélia pede votação de projeto que impede a limitação de mamografias

A senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu a aprovação do projeto (PDS 2/2014) em exame na Comissão de Constituição e Justiça  (CCJ) que suspende a portaria do Ministério da Saúde (Portaria nº 1.253/2013) com a prioridade para as mulheres entre 50 e 69 anos no exame de mamografia.

Ao apresentar a proposta, Ana Amélia argumentou que a limitação de idade é uma discriminação contra as mulheres mais novas. Para ela, todas têm idêntico direito ao exame mamográfico.

— Mulheres cada vez mais jovens estão tendo que se submeter à mastectomia. Então não é possível que se faça a mamografia após os 50 anos de idade e sim faça-se o quanto antes porque nós temos com a prevenção a possibilidade de curar muitas mulheres.

Além do pedido para a votação da proposta, Ana Amélia comemorou o fato de a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara ter aprovado nesta quarta-feira (5) o projeto (PL 3595/2012) apresentado por ela que garante o acesso das mulheres com deficiência a equipamentos adequados na prevenção, diagnóstico e tratamento dos cânceres de mama e de colo de útero no Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18/12/2017
Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados
O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka…

14/12/2017
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail