A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou da Petrobras a renovação do contrato temporário de fornecimento de nafta, matéria-prima usada pelas indústrias de todos os polos petroquímicos do país, incluindo o de Triunfo, no Rio Grande do Sul.
A senadora informou hoje (27), em Plenário, que as empresas recebem o produto por meio de contratos temporários e isso gera incertezas por causa do preço e da dificuldade de fazer qualquer tipo de planejamento.
- O atual [contrato], por exemplo, perde a vigência nesta semana e, se não for renovado, as indústrias químicas poderão ser prejudicadas com o risco de corte de postos de trabalho e impactos no faturamento do setor, que chega a US$ 150 bilhões ao ano - ressaltou.
De acordo com a senadora, a incerteza no fornecimento de nafta poderá forçar também o fechamento de unidades nos principais polos petroquímicos da Bahia, Rio Grande do Sul e ABC paulista.
- A consequência disso será a perda de mais postos de trabalho, redução da renda dos trabalhadores que atuam nessa atividade, queda da receita da união e impactos negativos inclusive sobre a balança comercial do país e sobre o próprio Produto Interno Bruto - afirmou.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.286
seguidores
22.621
seguidores