Ana Amélia garante apoio aos agricultores familiares para evitar retirada de direitos na Reforma da Previdência

6 de fev - Agricultura


Parlamentares gaúchos participaram de reunião na Fetag-RS nesta segunda-feira

Ana Amélia garante apoio aos agricultores familiares para evitar retirada de direitos na Reforma da Previdência

Parlamentares da bancada gaúcha e lideranças da agricultura familiar estiveram reunidos nesta segunda-feira (6), na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), para tratar sobre a Reforma da Previdência e os impactos na Aposentadoria Rural. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do encontro a convite do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e renovou seu compromisso de não votar itens da Reforma da Previdência que retirem direitos dos agricultores familiares na aposentadoria.

Mudanças como o aumento da idade mínima e a obrigação de contribuir individualmente estão entre as que mais preocupam os agricultores familiares. Essas alterações, além de prejudicar o setor com o êxodo rural, trarão reflexos negativos na economia de 70% dos municípios que têm no retorno da aposentadoria rural um valor maior que o do FPM.

Carlos Joel da Silva apresentou dados e destacou que os trabalhadores rurais não são responsáveis pelo rombo nas contas da previdência, e garantiu que além de pagar a contribuição, a maioria (95,5%) recebe um salário ao se aposentarem.

Para debater o tema, a senadora Ana Amélia irá promover debate da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado no dia 10 de março, na Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque, com lideranças do setor, parlamentares e representantes dos ministérios do Trabalho e da Fazenda, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e outras entidades.

Na reunião, o presidente da Fetag-RS também pediu apoio dos parlamentares em relação à recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi criado no governo FHC e permitiu o avanço nas políticas públicas para os pequenos produtores. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

26 de jul
Autorizada importação de gás pela Termo AES Uruguaiana
O Ministério de Minas e Energia autorizou a importação de gás natural da Argentina com o objetivo de reativar o funcionamento da usina termelétrica da AES de Uruguaiana. A portaria nº 277, que autoriza a importação, foi publicada no Diário Oficial da União.…

12 de jul
Pesquisa agropecuária será a política pública a ser avaliada pela CRA
Audiências públicas, palestras e pedidos de informação ao governo são algumas das ações previstas pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) para a avaliação da pesquisa agropecuária no Brasil. Esse é o tema escolhido pelo colegiado para a avaliação de políticas…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail