Ana Amélia garante apoio aos agricultores familiares para evitar retirada de direitos na Reforma da Previdência

06/02/2017 - Agricultura


Parlamentares gaúchos participaram de reunião na Fetag-RS nesta segunda-feira

Ana Amélia garante apoio aos agricultores familiares para evitar retirada de direitos na Reforma da Previdência

Parlamentares da bancada gaúcha e lideranças da agricultura familiar estiveram reunidos nesta segunda-feira (6), na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), para tratar sobre a Reforma da Previdência e os impactos na Aposentadoria Rural. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do encontro a convite do presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, e renovou seu compromisso de não votar itens da Reforma da Previdência que retirem direitos dos agricultores familiares na aposentadoria.

Mudanças como o aumento da idade mínima e a obrigação de contribuir individualmente estão entre as que mais preocupam os agricultores familiares. Essas alterações, além de prejudicar o setor com o êxodo rural, trarão reflexos negativos na economia de 70% dos municípios que têm no retorno da aposentadoria rural um valor maior que o do FPM.

Carlos Joel da Silva apresentou dados e destacou que os trabalhadores rurais não são responsáveis pelo rombo nas contas da previdência, e garantiu que além de pagar a contribuição, a maioria (95,5%) recebe um salário ao se aposentarem.

Para debater o tema, a senadora Ana Amélia irá promover debate da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado no dia 10 de março, na Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque, com lideranças do setor, parlamentares e representantes dos ministérios do Trabalho e da Fazenda, da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e outras entidades.

Na reunião, o presidente da Fetag-RS também pediu apoio dos parlamentares em relação à recriação do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que foi criado no governo FHC e permitiu o avanço nas políticas públicas para os pequenos produtores. 


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

11 de dez
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

5 de dez
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail