Ana Amélia exalta decisão que obriga BNDES a liberar ao Tribunal de Contas da União dados sobre empréstimo

26/05/2015 - Economia


Supremo Tribunal Federal decidiu a favor do TCU, caso que pode abrir precedente para outras operações

Ana Amélia exalta decisão que obriga BNDES a liberar dados de empréstimo ao Tribunal de Contas da União


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu , nesta terça-feira (26), que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) precisa liberar ao Tribunal de Contas da União o acesso a informações sobre empréstimo concedido ao grupo JBS. O banco havia entrado com mandado de segurança no tribunal, alegando que as informações estariam protegidas por sigilo bancário. Entidades esperam que a decisão abra precedente para acesso a detalhes de outros empréstimos.

A questão do sigilo nas operações do BNDES há tempos fomenta discussões. O banco alega que suas operações são protegidas pelo sigilo bancário, mas os críticos argumentam que, como a instituição usa recursos públicos, não caberia essa regra. Recentemente, o Congresso aprovou uma emenda acabando com o sigilo nas operações do BNDES. Na semana passada, no entanto, a presidente Dilma vetou a emenda.

A decisão do STF esta semana, porém, dá ao Tribunal de Contas da União acesso a detalhes dos empréstimos feitos pelo banco. A senadora Ana Amélia (PP-RS) considerou positiva a decisão, promovendo a transparência das operações do BNDES.

— A decisão atende exigência da sociedade brasileira. o cidadão tem direito de saber onde e como está sendo aplicado o dinheiro público — enfatizou Ana Amélia.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

07/12/2017
Mobilização pelos Free Shops reúne parlamentares e prefeitos em Brasília
Após cinco anos da aprovação da Lei 12.723, cuja relatoria foi da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), autorizando a abertura de Free Shops em cidades de fronteiras brasileiras, as lojas estão bem próximas de obter a autorização para abrir. Nesta sexta-feira (8), será concluído…

28/11/2017
Revista ETCO: Ana Amélia fala sobre projeto para combater sonegação e concorrência desleal
A edição de dezembro da Revista ETCO, do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, publicou entrevista com a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) sobre o projeto de lei que autoriza tributação especial contra quem usa a inadimplência ou outras vantagens ilícitas para…

Comissão apresenta propostas para melhorar produtividade da economia
O Grupo de Trabalho de Reformas Microeconômicas apresentou em seu relatório final uma série de propostas para melhorar a produtividade da economia brasileira. O texto foi lido nesta terça-feira (28) pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE) e aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).Para Armando, “seria ingênuo…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail