Ana Amélia é eleita presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita

19 de abr - Relações Exteriores


Possível compra de unidades do cargueiro KC-390, fabricado pela Embraer, estará na pauta do grupo

Ana Amélia é eleita presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita

A senadora Ana Amélia (PP-RS)  e o senador Fernando Collor (PTC-AL) foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Arábia Saudita. A eleição foi realizada nesta quinta-feira (19), na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE). Na ocasião, a parlamentar citou a influência da comunidade árabe na sociedade brasileira, , especialmente no Rio Grande do Sul, com a chegada dos imigrantes sírio-libaneses, no século 18, e, posteriormente, com palestinos, que colaboraram para o desenvolvimento econômico, social e cultural do país, especialmente nas regiões de fronteira com Uruguai e Argentina. A senadora lembrou também que dos 9 aos 12 anos foi acolhida como dama de companhia de uma família de origem libanesa, aprendendo hábitos e costumes da cultura árabe. 

Entre as finalidades do grupo parlamentar, está o desenvolvimento de relações comerciais entre os países. O grupo parlamentar Brasil-Arábia Saudita deverá aproximar os dois países no campo de defesa militar. A criação do grupo foi aprovado pelo plenário do Senado (PRS 11/2018) na terça-feira (17). Uma comitiva da Arábia Saudita virá ao Brasil entre os dias 23 e 26 deste mês. Um dos interesses da delegação saudita será discussões sobre possível compra de unidades do cargueiro KC-390, fabricado pela Embraer.

O Grupo funcionará como serviço de cooperação interparlamentar. A finalidade é incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos. O autor do projeto (PRS 11/2018), senador Fernando Collor (PTC-AL), destacou que o Reino da Arábia Saudita é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio e no norte da África, sendo o segundo maior fornecedor de petróleo ao Brasil, atrás apenas da Nigéria. Collor ressaltou ainda o largo potencial para as relações comerciais, dadas as complementaridades produtivas entre os dois países.

A matéria teve voto favorável da relatora na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senadora Ana Amélia (PP-RS).

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

27 de nov
Grupo parlamentar Brasil-Argentina aprova plano de trabalho
Barreiras fitossanitárias, metrologia, alfândegas e a hidrovia dos rios Paraguai e Paraná são as quatro áreas em estudo pelo Grupo Parlamentar Brasil-Argentina. O plano de ação do colegiado foi aprovado por unanimidade pelos deputados e senadores brasileiros na reunião desta terça-feira (27). A senadora Ana Amélia…

30 de out
Senadora sugere suspensão temporária dos trabalhos do Grupo Parlamentar Brasil-Arabia Saudita
A presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Reino da Arábia Saudita, senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), recomendou nesta terça-feira (30), durante reunião deliberativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a suspensão temporária dos trabalhos do grupo por causa da morte do jornalista saudita…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail