Ana Amélia destaca crescimento da olivicultura no Brasil

14/02/2017 - Agricultura


A expectativa é que a safra de azeitonas cresça 30% neste ano no Rio Grande do Sul

Ana Amélia destaca crescimento da olivicultura no Brasil

Em 15 de março, uma solenidade no município de São Sepé, no Rio Grande do Sul, marcará o início da colheita de azeitonas. O Estado é o maior produtor do País, com 2,1 mil hectares de área plantada. Na última safra foram colhidas no RS 300 toneladas, e a expectativa é de que esse número cresça 30% neste ano. A senadora Ana Amélia (PP-RS) destacou, nesta terça-feira (14), no Plenário do Senado, a expansão da olivicultura no Brasil.

Além do Rio Grande do Sul, a produção de olivas também está presente em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e Santa Catarina, que juntos somam 4 mil hectares de olivas.

— O setor agora está se organizando, criando uma associação para defender os seus interesses. Um deles está no rótulo dos azeites de oliva. Falta a data em que o fruto foi colhido, há apenas a data do envase ou do engarrafamento. A proposta é que, assim como ocorre na produção de vinhos, também conste a safra da colheita da azeitona, no caso, para dar ao consumidor a garantia de qualidade — disse a parlamentar gaúcha.

O setor também cobra maior fiscalização na qualidade dos azeites de oliva importados. 99% dos azeites e azeitonas em conserva consumidos vêm de outros países. A Embrapa aponta que o Rio Grande do Sul tem mais de 1 milhão de hectares com condições de clima e solo para o plantio de oliveiras.

— O Brasil e o Rio Grande são maiores que a crise. Daqui a pouco, em vez de estarmos comprando R$1,5 bilhão em azeites poderemos estar exportando o equivalente a US$1 bilhão em azeites genuinamente brasileiros — destacou.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Fonte: Assessoria de Imprensa


Ana Amélia destaca crescimento da olivicultura no Brasil


Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail