Ana Amélia defende regras rígidas na comercialização de órteses e próteses

08/07/2015 - Saúde


Autora de projeto com esse objetivo, senadora disse que iniciativa anunciada pelo governo é convergente com a matéria em tramitação no Congresso

Ana Amélia defende regras rígidas na prescrição de órteses e próteses

O projeto de lei (PLS 17/2015) que regula o mercado de órteses e próteses com normas mais rígidas para combater as fraudes no setor foi defendido pela senadora Ana Amélia (PP-RS) em discurso na tribuna nesta quarta-feira (8). A parlamentar é autora da iniciativa que deverá ser votada na próxima semana na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sob a relatoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Além dessa matéria, Ana Amélia classificou como importante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades no setor e citou ainda a iniciativa anunciada pelo governo federal nesta semana para tornar crime a fraude no fornecimento, na aquisição e na prescrição de próteses e órteses.

— É mais uma  iniciativa que vem reforçar a importância desta Casa em definir, de modo claro e rigoroso, punição exemplar a essas fraudes, que lesam os pacientes, que lesam os médicos honestos, as instituições hospitalares, a indústria que produz esses equipamentos e a própria credibilidade do  sistema — analisou.

Ana Amélia lembrou que as denúncias sobre fraudes com próteses no Rio Grande do Sul, onde médicos recebiam propinas para receitar determinados equipamentos, revelaram a gravidade da situação no Brasil inteiro.

— Esse mercado precisa ser regulado do mesmo modo que o setor farmacêutico. Estudos da Anvisa apontaram que a regulação econômica permitiu que medicamentos chegassem às mãos dos brasileiros com preços 35%  mais baixos, em média, do que os pleiteados pela indústria farmacêutica — disse a senadora.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

6 de jun
Atuação do gabinete foi decisiva para garantir recursos para reforma de centro de tratamento de pacientes com câncer na região Noroeste
O Hospital de Caridade de Ijuí receberá R$ 800 mil para reformas e adequações no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON). Os recursos foram viabilizados com apoio da senadora…

Comissão aprova validade nacional para receitas de remédios controlados
As receitas de medicamentos controlados e manipulados poderão ter validade nacional. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (6), o substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD) 4/2018 ao Projeto de Lei do Senado 325/2012, que define validade em todo o território nacional…

30 de mai
Ana Amélia visita um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo
A convite do Instituto Lado a Lado pela Vida, que representa os interesses dos pacientes de câncer e outras doenças, a senadora Ana Amélia visitou o MedImmune/Astrazeneca, um dos maiores centros de pesquisa de medicamentos biológicos do mundo.…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail