Ana Amélia defende regras rígidas na comercialização de órteses e próteses

08/07/2015 - Saúde


Autora de projeto com esse objetivo, senadora disse que iniciativa anunciada pelo governo é convergente com a matéria em tramitação no Congresso

Ana Amélia defende regras rígidas na prescrição de órteses e próteses

O projeto de lei (PLS 17/2015) que regula o mercado de órteses e próteses com normas mais rígidas para combater as fraudes no setor foi defendido pela senadora Ana Amélia (PP-RS) em discurso na tribuna nesta quarta-feira (8). A parlamentar é autora da iniciativa que deverá ser votada na próxima semana na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), sob a relatoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Além dessa matéria, Ana Amélia classificou como importante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades no setor e citou ainda a iniciativa anunciada pelo governo federal nesta semana para tornar crime a fraude no fornecimento, na aquisição e na prescrição de próteses e órteses.

— É mais uma  iniciativa que vem reforçar a importância desta Casa em definir, de modo claro e rigoroso, punição exemplar a essas fraudes, que lesam os pacientes, que lesam os médicos honestos, as instituições hospitalares, a indústria que produz esses equipamentos e a própria credibilidade do  sistema — analisou.

Ana Amélia lembrou que as denúncias sobre fraudes com próteses no Rio Grande do Sul, onde médicos recebiam propinas para receitar determinados equipamentos, revelaram a gravidade da situação no Brasil inteiro.

— Esse mercado precisa ser regulado do mesmo modo que o setor farmacêutico. Estudos da Anvisa apontaram que a regulação econômica permitiu que medicamentos chegassem às mãos dos brasileiros com preços 35%  mais baixos, em média, do que os pleiteados pela indústria farmacêutica — disse a senadora.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

18/12/2017
Projeto que agiliza pesquisa clínica avança na Câmara dos Deputados
O projeto que agiliza o processo de pesquisas clínicas no Brasil (PLS 200/2015) começa a tramitar na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. A matéria, de autoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) em conjunto com os senadores Waldemir Moka…

14/12/2017
Aprovada validade nacional para receitas de medicamentos
O projeto que dá validade nacional às receitas médicas e odontológicas de medicamentos foi aprovado em definitivo pelo Congresso Nacional no último dia 6. A iniciativa passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e agora segue para sanção presidencial. A senadora Ana…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail