Ana Amélia defende reformulação do Poder Judiciário

10/07/2018 - Geral


Senadora defendeu PEC que altera processo de escolha de ministros do STF

“Reformulação do Judiciário é necessária”, diz senadora Ana Amélia

Ao ler, nesta terça-feira (10), no Plenário do Senado, nota em que a União Nacional dos Juízes Federais repudia a decisão pela liberdade de Lula, proferida em habeas corpus pelo desembargador Rogerio Favreto, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) defendeu mudanças nas regras de composição dos tribunais. Para ela, é preciso fazer algo para evitar que as indicações políticas prejudiquem o Judiciário.

— Acabar com o mandato vitalício no STF é o melhor caminho para termos um poder Judiciário livre da influência política, respeitando as regras de suspeição e impedimento —, disse a parlamentar gaúcha ao defender a PEC 44/2012, que altera o sistema de escolha dos ministros do STF e estabelece limite de dez anos para o mandato.

Ana Amélia citou ainda manifestação da ex-ministra do STJ Eliana Calmon, que também condenou a decisão de Favreto, e artigo da jornalista Míriam Leitão, que já questiona como vai se comportar em relação o caso o ministro Dias Toffoli, que deve assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal em breve.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Judiciário precisa ser reformulado


Mais notícias:

25 de jan
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23 de jan
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail