Ana Amélia defende PEC que prevê ressarcimento aos Estados por conta da desoneração de tributos sobre as exportações

18/08/2015 - Economia


Iniciativa poderá representar um aporte de R$ 3,2 bilhões ao Rio Grande do Sul, informou a senadora ao comentar a crise que atinge o Estado

Ana Amélia defende PEC que prevê ressarcimento aos Estados por conta da desoneração de tributos sobre as exportações

Ao comentar a grave crise financeira enfrentada pelo Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (19), na tribuna, a senadora Ana Amélia voltou a defender a PEC 22/2014, de sua autoria, que abate das dívidas de Estados e municípios com a União os créditos fiscais das desonerações a partir da Lei Kandir. A proposta poderá para os efeitos da Lei Kandir sobre os estados  exportadores, entre eles o RS.

— Essa iniciativa poderá representar um aporte de R$ 3,2 bilhões para o Rio Grande do Sul — explicou.

Outra medida cobrada pela senadora foi a revisão do acordo da dívida com a União, com a redução do fluxo anual de pagamentos já aprovada no Congresso. Essa medida é considerada urgente pela parlamentar gaúcha para estancar a sangria dos recursos estaduais.

— A crise que vivemos hoje reforça que as decisões do Executivo Federal também afetam a vida das pessoas na esfera estadual e municipal. O que está ocorrendo no Rio Grande do Sul pode se alastrar para outros Estados da Federação, como já vem ocorrendo.

Para melhorar a divisão entre a União, os estados e municípios, do dinheiro arrecadado com a cobrança de tributos, Ana Amélia ainda defendeu um novo pacto federativo.

— A situação é a mesma, insustentável, igualmente, nos municípios, que não conseguem fazer frente às demandas crescentes que lhes são impostas sem a devida contrapartida da receita. O governo federal também não pode se omitir no apoio solidários aos entes federados. É urgente, portanto, o pacto federativo, com o aumento da participação dos estados e municípios na repartição da receita dos impostos, hoje concentrada na união — afirmou a senadora. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Senadora defende projeto que poderá abater a dívida do RS com a União


Mais notícias:

11 de abr
Impactos de medidas ao setor calçadista serão debatidos em audiência no Senado
Preocupada com as consequências econômicas e sociais negativas para o setor calçadista brasileiro de uma possível redução do imposto de importação dos calçados esportivos, especialmente em relação à perda de empregos, a senadora Ana Amélia…

OCB lança Agenda Institucional 2018 de cooperativismo
A Agenda Institucional 2018 do Cooperativismo foi apresentada pela OCB nesta quarta-feira (11), pelo Sistema OCB, com propostas legislativas para alavancar o setor e garantir segurança jurídica aos cooperados. A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo esteve no evento e destacou compromisso…

3 de abr
Congresso derruba veto ao Refis das micros e pequenas empresas
O Congresso derrubou nesta terça-feira (3) o veto ao projeto que instituía o Refis para micros e pequenas empresas. O  programa de refinanciamento, permitido às empresas que optaram pelo Simples, regime simplificado de tributação, havia sido aprovado pelo Senado no final de 2017.…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail