Ana Amélia defende PEC que prevê ressarcimento aos Estados por conta da desoneração de tributos sobre as exportações

18/08/2015 - Economia


Iniciativa poderá representar um aporte de R$ 3,2 bilhões ao Rio Grande do Sul, informou a senadora ao comentar a crise que atinge o Estado

Ana Amélia defende PEC que prevê ressarcimento aos Estados por conta da desoneração de tributos sobre as exportações

Ao comentar a grave crise financeira enfrentada pelo Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (19), na tribuna, a senadora Ana Amélia voltou a defender a PEC 22/2014, de sua autoria, que abate das dívidas de Estados e municípios com a União os créditos fiscais das desonerações a partir da Lei Kandir. A proposta poderá para os efeitos da Lei Kandir sobre os estados  exportadores, entre eles o RS.

— Essa iniciativa poderá representar um aporte de R$ 3,2 bilhões para o Rio Grande do Sul — explicou.

Outra medida cobrada pela senadora foi a revisão do acordo da dívida com a União, com a redução do fluxo anual de pagamentos já aprovada no Congresso. Essa medida é considerada urgente pela parlamentar gaúcha para estancar a sangria dos recursos estaduais.

— A crise que vivemos hoje reforça que as decisões do Executivo Federal também afetam a vida das pessoas na esfera estadual e municipal. O que está ocorrendo no Rio Grande do Sul pode se alastrar para outros Estados da Federação, como já vem ocorrendo.

Para melhorar a divisão entre a União, os estados e municípios, do dinheiro arrecadado com a cobrança de tributos, Ana Amélia ainda defendeu um novo pacto federativo.

— A situação é a mesma, insustentável, igualmente, nos municípios, que não conseguem fazer frente às demandas crescentes que lhes são impostas sem a devida contrapartida da receita. O governo federal também não pode se omitir no apoio solidários aos entes federados. É urgente, portanto, o pacto federativo, com o aumento da participação dos estados e municípios na repartição da receita dos impostos, hoje concentrada na união — afirmou a senadora. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Senadora defende projeto que poderá abater a dívida do RS com a União


Mais notícias:

23 de mai
Irresponsabilidade da oposição penalizará 15 milhões de trabalhadores, alerta Ana Amélia
A promessa de líderes da oposição de que irão obstruir todas votações em protesto contra o governo penalizará 15 milhões de trabalhadores que ainda não efetuaram o saque das suas contas inativas do FGTS, alertou a senadora Ana Amélia (PP-RS)…

Governo vai analisar impactos da desoneração da folha no setor coureiro-calçadista
Em audiência, nesta terça-feira (23), o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, solicitou ao presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, estudo sobre o impacto da desoneração da folha de pagamento no setor coureiro-calçadista. A…

19 de mai
Lei de recuperação fiscal dos estados é sancionada sem vetos
Foi sancionada nesta sexta-feira (19),  projeto que institui o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal. O texto, uma reivindicação dos governadores, concede, na prática, uma moratória aos estados superendividados em troca de contrapartidas. A senadora Ana Amélia foi a…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail