Ana Amélia defende manutenção da prisão em segunda instância

2 de abr - Geral


Mudança no entendimento do STF prejudicará a Lava Jato, alerta a senadora

Ana Amélia defende manutenção da prisão em segunda instância

A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) voltou a defender, nesta segunda-feira (2), a manutenção da prisão para os condenados em segunda instância. A parlamentar disse que a sociedade aguarda com ansiedade a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente Lula, condenado em primeira e segunda instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro.

O Supremo deverá decidir a questão nesta quarta-feira (4). A senadora lembrou que cerca de 5 mil procuradores, promotores e magistrados de todo o país assinaram documento de apoio à manutenção do entendimento, firmado em 2016, pelo próprio STF, de que o cumprimento da pena de prisão deve começar após a decisão de segunda instância.

Ana Amélia destacou que haverá repercussão em muitos casos, com condenados em segunda instância pelos mais diversos crimes deixando as prisões se o STF decidir que Lula não pode ser preso até que haja o trânsito em julgado da sentença que o condenou. A senadora gaúcha também alertou para os prejuízos à Lava Jato caso ocorra a mudança.

— Não podemos criar essa insegurança. Em 2016, o Supremo teve uma convicção em uma matéria tão relevante quanto essa e agora poderá abrir uma brecha em relação a esse mesmo assunto, com repercussões extraordinariamente amplas e também desalentadoras para a sociedade, que viu na operação Lava Jato um sopro de esperança. Ninguém está acima da lei — afirmou a senadora.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

13 de dez
Em artigo na Zero Hora, senadora faz prestação de contas à sociedade
Em artigo publicado no jornal Zero Hora, nesta quinta-feira (13), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) fez um balanço do seu primeiro mandato. A parlamentar gaúcha destacou a produção…

Primeira mulher a presidir a Associação do Ministério Público (AMP-RS) é empossada
A nova diretoria executiva da AMP/RS, com mandato até dezembro de 2020, foi empossada nesta quinta-feira (13), em solenidade realizada no final da tarde, no prédio-sede do Ministério Público gaúcho. A promotora de Justiça Martha Beltrame, eleita com 86% dos…

AJE PoA entrega prêmio Jovens Empresários 2018
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) foi agraciada na noite desta quinta-feira (13) com o prêmio Jovens Empresários 2018. O evento foi organizado pela Associação dos Jovens Empresários de Porto Alegre, no Instituto Ling, e também marcou a posse da nova presidente, Laura Pandolfo, que assumiu…

12 de dez
Pelo segundo ano consecutivo, Ana Amélia é avaliada como a melhor parlamentar do Congresso pelo Ranking dos Políticos
Pelo segundo ano consecutivo, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) ficou na primeira colocação na avaliação feita pelo site Ranking dos Políticos, entre todos os 594 senadores e deputados. Coordenadores da ferramenta apartidária, criada por empreendedores…

Ana Amélia defende regras para o lobby para reduzir a corrupção
A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) lembrou a passagem, no domingo (9) do Dia Mundial de Combate à Corrupção. Ela destacou que o problema não afeta apenas o Brasil, mas todos os países. Após elogiar a operação Lava Jato, como ação…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail