A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou nesta quinta-feira (11), em plenário, a rapidez com que as autoridades chinesas atuaram para conter a queda das bolsas de valores do país que, nas últimas semanas, chegou a aproximadamente 30%. Segundo a imprensa, o governo chinês proibiu a venda de ações, o que fez as bolsas de Xangai fecharem em alta.
Ela comentou que a crise na China afeta a economia brasileira, já que os chineses são os maiores parceiros comerciais do Brasil. Para dar ideia da importância dessa relação, a senadora contou que, no ano passado, as exportações do Rio Grande do Sul para a China chegaram a US$ 4,3 bilhões. Em todo o Brasil, o total das exportações foi de US$ 22,1 bilhões no mesmo período.
Segundo Ana Amélia, barreiras sanitárias que impediam o comércio entre os dois países estão sendo superadas. Em maio, por exemplo, foi assinado acordo pondo fim ao embargo à carne bovina. Com isso, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) prevê que, até o final do ano, as exportações do produto cheguem a pelo menos 60 mil toneladas, total 253% maior que o exportado em 2012.
— O mercado chinês tem sido, portanto, um aliado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por isso, a importância do fortalecimento das nossas relações e da cooperação cada vez maior — afirmou a parlamentar.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.174
seguidores
22.621
seguidores