Ana Amélia defende ampliação do comércio internacional para superar instabilidades econômicas

09/07/2015 - Economia


Fortalecimento do comércio Brasil-China é uma das opções, diz a parlamentar

Ana Amélia defende ampliação do comércio internacional para superar instabilidades econômicas

A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou nesta quinta-feira (11), em plenário, a rapidez com que as autoridades chinesas atuaram para conter a queda das bolsas de valores do país que, nas últimas semanas, chegou a aproximadamente 30%. Segundo a imprensa, o governo chinês proibiu a venda de ações, o que fez as bolsas de Xangai fecharem em alta.

Ela comentou que a crise na China afeta a economia brasileira, já que os chineses são os maiores parceiros comerciais do Brasil. Para dar ideia da importância dessa relação, a senadora contou que, no ano passado, as exportações do Rio Grande do Sul para a China chegaram a US$ 4,3 bilhões. Em todo o Brasil, o total das exportações foi de US$ 22,1 bilhões no mesmo período.

Segundo Ana Amélia, barreiras sanitárias que impediam o comércio entre os dois países estão sendo superadas. Em maio, por exemplo, foi assinado acordo pondo fim  ao embargo à carne bovina. Com isso, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) prevê que, até o final do ano, as exportações do produto cheguem a pelo menos 60 mil toneladas, total 253% maior que o exportado em 2012.

— O mercado chinês tem sido, portanto, um aliado do Rio Grande do Sul e do Brasil. Por isso, a importância do fortalecimento das nossas relações e da cooperação cada vez maior — afirmou a parlamentar.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

5 de out
Burocracia e taxa de juros são barreiras para pequenas e micro empresas
Sessão no Senado Federal, nesta quinta-feira (5), celebrou o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A senadora Ana Amélia (PP-RS), membro da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, participou da cerimônia e reafirmou seu apoio a…

30 de set
Segmentos de joias, relógios e óptica inovam em plena crise
De 28 a 30 de setembro, os visitantes da Ajorsul Fair Mercoóptica conheceram as inovações que os setores de joias, relógio e óptica estão utilizando. A senadora Ana Amélia (PP-RS) participou do último dia da exposição, realizada em Gramado. Ao lado do presidente…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail