Ana Amélia cumpre missão oficial a convite do governo japonês

15/12/2017 - Relações Exteriores


Parlamentara gaúcha conversou com líderes do governo do Japão, imigrantes brasileiros e visitou museus e centros tecnológicos

Ana Amélia cumpre missão oficial a convite do governo japonês

Uma comitiva de sete parlamentares brasileiros visitou o Japão, de 9 a 16 de dezembro, com o intuito de aprofundar as relações com o país asiático e estabelecer um intercâmbio de informações com o alto escalão do governo japonês. A senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) integrou o grupo que foi convidado pelo país asiático. A viagem foi custeada pelo Programa Juntos, iniciativa do governo japonês voltada para as nações da América Latina e Caribe que integra o Programa de Relações de Amizade do Japão.

A programação no país asiático incluiu atividades para que os participantes pudessem ter um maior entendimento da economia, sociedade, história, cultura, política e relações diplomáticas do Japão. Pelas redes sociais, a senadora Ana Amélia compartilhou parte dessa experiência. A parlamentar gaúcha visitou o Templo Asakusa, uma das emblemáticas referências do budismo no Japão. O local recebe pessoas de todo o mundo que bebem água nas fontes sagradas e aspergem a fumaça dos incensos em brasa.

A comitiva foi recebida pelo príncipe Akishino, filho do imperador Akihito, e visitou as cidades de Tóquio, Nagoya, Toyota e Hiroshima. Na primeira parte da viagem, na capital Tóquio, o grupo participou de reunião com o vice-presidente da Câmara Baixa do Parlamento Japonês, Taro Aro. Na agenda, também foi incluído encontro com o embaixador do Brasil no Japão, André Correa do Lago, que explicou as prioridades no relacionamento bilateral. A comitiva também foi ao Miraikan, o Museu Nacional da Ciência e Inovação, onde estão expostos androids e robôs, como o Asimo, que encanta crianças e adultos.

Os parlamentares foram a Nagoya, onde está maior parte dos 180 mil brasileiros que vivem no Japão, de trem-bala, que atinge 290km/h. A viagem Tóquio/Nagoya, que durou 40 minutos, deve ficar ainda mais rápida. Autoridades da província de Aichi, da qual Nagoya é capital, informaram que, até 2027, o novo trem-bala chegará a 505km/h.

A senadora Ana Amélia conversou com líderes da comunidade brasileira em Aichi, que representa 51,1% dos estrangeiros na província. Escolas e ONGs lideradas por brasileiros descendentes de japoneses dão assistência aos recém-chegados. Essas instituições auxiliam com ensino profissionalizante e alfabetização.

Na visita a Toyota, também na província de Aichi, o grupo pode conhecer o futuro da indústria automobilística. Na sede da montadora Toyota, que tem várias fábricas em São Paulo e um centro de distribuição em Guaíba (RS), a parlamentar gaúcha gravou vídeo de um robô tocando violino e compartilhou nas redes sociais. A Toyota foi a primeira indústria a criar o carro hibrido, há 20 anos, e em 2015 criou o sistema híbrido e plug-in, que é para veículos movidos a eletricidade e combustível. A indústria também utiliza tinta especial para reduzir a temperatura interna dos automóveis.

Em Hiroshima, os parlamentares visitaram o Parque e o Museu Memorial da Paz de Hiroshima, que reúne acervo dos impactos causados ​​pela bomba atômica lançada sobre Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Também integraram a comitiva ao lado da senadora Ana Amélia os deputados Vanderlei Macris (PSDB-SP), Vitor Lippi (PSDB-SP), Geraldo Resende (PSDB-MS), Rômulo Gouveia (PSD-PB), Adilton Sachetti (Sem partido-MT), e Laércio Oliveira (SD-SE).


Fonte: Assessoria de Imprensa



Mais notícias:

30 de out
Senadora sugere suspensão temporária dos trabalhos do Grupo Parlamentar Brasil-Arabia Saudita
A presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Reino da Arábia Saudita, senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), recomendou nesta terça-feira (30), durante reunião deliberativa da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), a suspensão temporária dos trabalhos do grupo por causa da morte do jornalista saudita…

12 de out
Senado aprova acordo internacional para cooperação contra o crime organizado no Mercosul
Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (17) o projeto de decreto legislativo (PDS 104/2018), de relatoria da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), que confirma o texto do acordo de cooperação entre os países membros e associados do Mercosul para a criação de equipes…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail