Ana Amélia buscará ajuda na Casa Civil para municípios atingidos pela seca

21 de fev - Municípios


Senadora recebeu o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, e o deputado Afonso Hamm

Ana Amélia buscará ajuda na Casa Civil para municípios atingidos pela seca

A seca que castiga vários municípios da Campanha e da Zona Sul, no Rio Grande do Sul, tem provocado enormes prejuízos nas áreas rural e urbana. Apenas em Bagé, onde há racionamento de água há mais de 45 dias, a estiagem causou perdas de R$ 50 milhões, informou o prefeito Divaldo Lara, que esteve nesta quarta-feira (21) no gabinete da senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), acompanhado do deputado federal Afonso Hamm.

Segundo dados divulgados pela Emater, as perdas atingem lavouras de milho, soja, arroz, fumo e também na pecuária de corte e de leite. A estimativa é de que o prejuízo seja de R$ 1 bilhão em todos os municípios dessas regiões.

A senadora assegurou ao prefeito que irá levar o tema à Casa Civil, no governo federal, para solicitar auxílio no enfrentamento à seca. A execução de projetos relacionados a barragens na região, apoio para perfuração de poços artesianos e para manutenção e limpeza de açudes devem estar entre as solicitações.

Cerca de 30 municípios têm problemas relacionados à falta de água e vários deles já decretaram situação de emergência, aguardam reconhecimento do decreto pela União ou estão com o pedido sob análise do Estado ou ainda recolhendo documentos para entregar à Defesa Civil.

Além do problema de abastecimento de água para a população, são registradas perdas nas lavouras, queda na produção e até a morte de animais. Estabelecimentos comerciais como padarias e restaurantes também são afetados e registram redução nas vendas.

— A situação é realmente preocupante e ações urgentes são necessárias. Estamos solicitando reunião na Casa Civil para que os prefeitos da Campanha e da Região Sul possam apresentar as demandas e conseguirmos auxílio — disse a senadora.

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Ana Amélia buscará ajuda na Casa Civil para municípios atingidos pela seca


Mais notícias:

31 de jul
Na Serra, Ana Amélia renova apoio a demandas de Nova Petrópolis
Com pouco mais de 19 mil habitantes, a charmosa Nova Petrópolis, é conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha. Por ano, recebe mais de 1,5 milhão de turistas, atraídos pelos vários eventos, ruas e praças floridas e pela arquitetura e gastronomia germânica,…

30 de jul
Senadora conversa com lideranças em Sapucaia do Sul e Canoas
Nesta segunda-feira (30), pela manhã, a senadora do Rio Grande do Sul Ana Amélia (Progressistas) deu sequência na agenda de compromissos pelo Estado. A parlamentar gaúcha foi a Sapucaia do Sul e Canoas. Em Sapucaia do Sul, foi recebida pelo prefeito em exercício,…

Em Ivoti, prefeito e lideranças agradecem apoio de senadora
Em roteiro no Vale do Sinos nesta segunda-feira (30), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) esteve em Ivoti, onde foi recebida pelo prefeito Martin Kalkmann e por lideranças da região. A senadora do Rio Grande do Sul reafirmou seu compromisso com o municipalismo e com…

Prefeito de Dois Irmãos agradece trabalho de Ana Amélia em prol do Hospital Regina
Em visita a Dois Irmãos, no Vale dos Sinos, nesta segunda-feira (30), a senadora Ana Amélia foi recebida pelo prefeito em exercício, Jerri Meneghetti, que agradeceu o empenho da parlamentar para aumentar o teto da Oncologia do Hospital Regina,…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail