Segundo dados divulgados pela Emater, as perdas atingem lavouras de milho, soja, arroz, fumo e também na pecuária de corte e de leite. A estimativa é de que o prejuízo seja de R$ 1 bilhão em todos os municípios dessas regiões.
A senadora assegurou ao prefeito que irá levar o tema à Casa Civil, no governo federal, para solicitar auxílio no enfrentamento à seca. A execução de projetos relacionados a barragens na região, apoio para perfuração de poços artesianos e para manutenção e limpeza de açudes devem estar entre as solicitações.
Cerca de 30 municípios têm problemas relacionados à falta de água e vários deles já decretaram situação de emergência, aguardam reconhecimento do decreto pela União ou estão com o pedido sob análise do Estado ou ainda recolhendo documentos para entregar à Defesa Civil.
Além do problema de abastecimento de água para a população, são registradas perdas nas lavouras, queda na produção e até a morte de animais. Estabelecimentos comerciais como padarias e restaurantes também são afetados e registram redução nas vendas.
— A situação é realmente preocupante e ações urgentes são necessárias. Estamos solicitando reunião na Casa Civil para que os prefeitos da Campanha e da Região Sul possam apresentar as demandas e conseguirmos auxílio — disse a senadora.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.620
seguidores
22.621
seguidores