Ana Amélia apresenta ao MAPA alternativas para enfrentar crise no setor leiteiro

22 de ago - Agricultura


Entre as saídas esta incluir exportação de leite no acordo comercial Brasil-México e estabelecer cota para a entrada de leite uruguaio no Brasil

Ana Amélia apresenta ao MAPA alternativas para enfrentar crise no setor leiteiro

Incluir a exportação do leite em pó gaúcho no acordo comercial Brasil-México pode ser uma das alternativas para atenuar a grave crise que aflige o setor. A reivindicação é do setor produtivo e foi apresentada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), ao ministro Blairo Maggi, em reunião no Ministério da Agricultura (MAPA) nesta terça-feira (22).

Blairo adiantou que a falta de produtos agrícolas no acordo comercial entre os dois países preocupava o Ministério, já que, uma vez fechado o acordo, seria difícil incluir outros setores posteriormente. Ainda ontem, o Mapa enviou uma carta ao chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, solicitando que os produtos agrícolas brasileiros não ficassem de fora do acordo.

Outra alternativa para atenuar a crise do setor, apresentada pela OCB e pela senadora Ana Amélia (PP-RS) além de outras lideranças gaúchas, é estabelecer um acordo de cota da entrada de leite Uruguaio no Brasil. De acordo com a OCB, o Brasil foi destino de 86% do leite uruguaio em pó desnatado e 72% do integral, em 2017. Nos primeiros seis meses deste ano, já foram importadas 41.811 toneladas de leite em pó do país. A tarifa zero em vigor e a ausência de uma negociação de cota, tem desagradado a produtores nacionais.

Blairo deve tratar o assunto na próxima semana com o Ministro de Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre, durante encontro em São Paulo. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

12 de dez
Projeto da Maurício de Sousa Produções, Senar e CGU irá valorizar produção de alimentos
Conhecida de todo o Brasil, a Turma da Mônica, irá conscientizar a criançada, desde cedo sobre a importância da produção de alimentos. Nesta terça-feira (12), o chefe de gabinete da senadora Ana Amélia, Marco Aurélio Ferreira, recebeu o diretor…

5 de dez
Inovação na Sustentabilidade Ambiental será tema de audiência do Senado na Expodireto
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal estará em Não-Me-Toque, em 9 de março de 2018, para realizar audiência pública durante a Expodireto/Cotrijal. O debate, com o tema “Inovação e Sustentabilidade na Agricultura”, ocorre por iniciativa da…

CRA conclui que pesquisas aumentaram a competitividade da agropecuária
O investimento em pesquisa e inovação foi um dos principais fatores responsáveis pelos ganhos de produtividade alcançados pela agropecuária nacional nas últimas décadas, segundo avaliação da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A comissão analisou este ano a política pública de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail