Ana Amélia apresenta ao MAPA alternativas para enfrentar crise no setor leiteiro

22/08/2017 - Agricultura


Entre as saídas esta incluir exportação de leite no acordo comercial Brasil-México e estabelecer cota para a entrada de leite uruguaio no Brasil

Ana Amélia apresenta ao MAPA alternativas para enfrentar crise no setor leiteiro

Incluir a exportação do leite em pó gaúcho no acordo comercial Brasil-México pode ser uma das alternativas para atenuar a grave crise que aflige o setor. A reivindicação é do setor produtivo e foi apresentada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), ao ministro Blairo Maggi, em reunião no Ministério da Agricultura (MAPA) nesta terça-feira (22).

Blairo adiantou que a falta de produtos agrícolas no acordo comercial entre os dois países preocupava o Ministério, já que, uma vez fechado o acordo, seria difícil incluir outros setores posteriormente. Ainda ontem, o Mapa enviou uma carta ao chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, solicitando que os produtos agrícolas brasileiros não ficassem de fora do acordo.

Outra alternativa para atenuar a crise do setor, apresentada pela OCB e pela senadora Ana Amélia (PP-RS) além de outras lideranças gaúchas, é estabelecer um acordo de cota da entrada de leite Uruguaio no Brasil. De acordo com a OCB, o Brasil foi destino de 86% do leite uruguaio em pó desnatado e 72% do integral, em 2017. Nos primeiros seis meses deste ano, já foram importadas 41.811 toneladas de leite em pó do país. A tarifa zero em vigor e a ausência de uma negociação de cota, tem desagradado a produtores nacionais.

Blairo deve tratar o assunto na próxima semana com o Ministro de Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre, durante encontro em São Paulo. 

Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa


Mais notícias:

20 de jul
Crise no setor leiteiro é abordada por Ana Amélia durante evento em Três de Maio
No encontro com lideranças de Três de Maio e da região da Grande Santa Rosa nesta sexta-feira (20), a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) destacou a crise que afetou o setor leiteiro. No Senado, a parlamentar, que…

3 de jul
Debate na CRA aponta falhas em programa de amparo a agricultores familiares
Criar mecanismo de capacitação dos agricultores familiares para enfrentar longos períodos de estiagem na região nordeste e montar um sistema de cruzamento de dados para evitar fraudes no Programa Garantia Safra foram algumas das sugestões apresentadas na audiência pública…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail