Incluir a exportação do leite em pó gaúcho no acordo comercial Brasil-México pode ser uma das alternativas para atenuar a grave crise que aflige o setor. A reivindicação é do setor produtivo e foi apresentada pela senadora Ana Amélia (PP-RS), ao ministro Blairo Maggi, em reunião no Ministério da Agricultura (MAPA) nesta terça-feira (22).
Blairo adiantou que a falta de produtos agrícolas no acordo comercial entre os dois países preocupava o Ministério, já que, uma vez fechado o acordo, seria difícil incluir outros setores posteriormente. Ainda ontem, o Mapa enviou uma carta ao chanceler brasileiro, Aloysio Nunes, solicitando que os produtos agrícolas brasileiros não ficassem de fora do acordo.
Outra alternativa para atenuar a crise do setor, apresentada pela OCB e pela senadora Ana Amélia (PP-RS) além de outras lideranças gaúchas, é estabelecer um acordo de cota da entrada de leite Uruguaio no Brasil. De acordo com a OCB, o Brasil foi destino de 86% do leite uruguaio em pó desnatado e 72% do integral, em 2017. Nos primeiros seis meses deste ano, já foram importadas 41.811 toneladas de leite em pó do país. A tarifa zero em vigor e a ausência de uma negociação de cota, tem desagradado a produtores nacionais.
Blairo deve tratar o assunto na próxima semana com o Ministro de Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre, durante encontro em São Paulo.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
359.548
seguidores
22.621
seguidores