Na abertura do evento, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) destacou que a Expodireto se ramifica por todo o setor de máquinas de alta precisão, defensivos cada vez mais sustentáveis, agricultura familiar e ainda pelo incremento na rede hoteleira e restaurantes de toda a região.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, lembrou que a Expodireto tem se caracterizado por ser palco de reivindicações. Na abertura deste ano, os representantes dos produtores destacaram demandas relacionadas ao seguro-agrícola, à renegociação de parcelas de financiamento e à redução do juro do agronegócio. Para o dirigente, essa característica representa a importância do evento.
— Quando começamos em 2000, em um projeto que envolvia o plantio direto, não imaginávamos este crescimento. Hoje, somos referência em tecnologia, inovação e oportunidade de negócios. A despeito de crises, avançamos a cada ano. É inegável que o agronegócio tem sustentado o crescimento do país, mesmo com os altos custos de produção, como insumos e energia — apontou.
Anfitrião do evento, o prefeito de Não-Me-Toque, Armando Roos, lembrou que o município tem menos de 18 mil habitantes e é sede de evento que recebe mais de 200 mil pessoas em cinco dias. Também participaram da abertura autoridades como os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria de Governo, Carlos Marun, além do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.
Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa
Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais
580.116
curtidas
369.380
seguidores
22.621
seguidores