Agronegócio é exaltado na abertura Expodireto/Cotrijal

05/03/2018 - Agricultura


Expectativa é que negócios fechados na feira superem R$ 2 bilhões

Agronegócio é exaltado na abertura Expodireto/Cotrijal

Começou nesta segunda-feira (5), em Não-Me-Toque, a 19ª Expodireto/Cotrijal, uma das maiores feiras do Agro na América Latina. São mais de 500 expositores e empresas de máquinas, insumos e serviços, com a expectativa de receber mais de 250 mil visitantes e delegações de mais de 70 países. A projeção é de superar R$ 2 bilhões em negócios.

Na abertura do evento, a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS) destacou que a Expodireto se ramifica por todo o setor de máquinas de alta precisão, defensivos cada vez mais sustentáveis, agricultura familiar e ainda pelo incremento na rede hoteleira e restaurantes de toda a região.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, lembrou que a Expodireto tem se caracterizado por ser palco de reivindicações. Na abertura deste ano, os representantes dos produtores destacaram demandas relacionadas ao seguro-agrícola, à renegociação de parcelas de financiamento e à redução do juro do agronegócio. Para o dirigente, essa característica representa a importância do evento.

— Quando começamos em 2000, em um projeto que envolvia o plantio direto, não imaginávamos este crescimento. Hoje, somos referência em tecnologia, inovação e oportunidade de negócios. A despeito de crises, avançamos a cada ano. É inegável que o agronegócio tem sustentado o crescimento do país, mesmo com os altos custos de produção, como insumos e energia — apontou.

Anfitrião do evento, o prefeito de Não-Me-Toque, Armando Roos, lembrou que o município tem menos de 18 mil habitantes e é sede de evento que recebe mais de 200 mil pessoas em cinco dias. Também participaram da abertura autoridades como os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria de Governo, Carlos Marun, além do secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa



Mais notícias:

11/12/2018
Senado aprova novo limite para compra de leite de pequenos agricultores
O Plenário aprovou emenda da Câmara dos Deputados ao projeto que estabelece um novo limite de aquisição de leite no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal (ECD 1/2018). Conforme o texto aprovado, o limite mínimo passa a…

05/12/2018
Aprovada urgência para projeto que garante compra mínima de leite de agricultores familiares
O Plenário vota na próxima terça-feira (11) o projeto que obriga o governo federal a realizar compras mínimas de leite produzido por agricultores familiares. O texto em pauta assegura a aquisição de pelo menos 35 litros por dia. O autor…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail