Acisa promove debate sobre desenvolvimento regional em Passo Fundo

24/11/2017 - Geral


Ana Amélia apontou burocracia, insegurança jurídica e logística como principais entraves ao crescimento econômico

Acisa promove debate sobre desenvolvimento regional em Passo Fundo

O XIII Fórum das Associações Comerciais e Entidades Empresariais promoveu, nesta sexta-feira (24),  debate sobre desenvolvimento regional. Para a senadora Ana Amélia (Progressistas-RS), a burocracia, a insegurança jurídica e a deficiência logística são os principais entraves para crescimento econômico. O evento foi realizado pela Acisa de Passo Fundo.

A parlamentar gaúcha defendeu a revisão do Pacto Federativo para que os municípios tenham mais recursos para investir em saúde, infraestrutura e educação.

— Estamos longe do processo de um compartilhamento mais justo dos impostos. A União fica com 60% do valor arrecadado e o restante é dividido entre Estados e Municípios, os primos pobres da Federação. Mas a pressão maior recai sobre as prefeituras, que são cobradas diariamente pelos contribuintes — avaliou.

Ana Amélia também falou sobre ações em andamento no Congresso Nacional sobre a compensação financeira aos estados por conta da Lei Kandir e o impasse do Funrural.

— A justiça levou 12 anos para decidir sobre lei que regulamenta a cobrança do Funrural. Isso gerou um passivo incalculável  aos produtores rurais, já penalizados pelos elevados custos de produção e pela deficiência logística — afirmou.

Também participaram do debate o vice-presidente da Fiergs, Antônio Roso, a presidente da Federasul, Simone Leite, e o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Odair Klein.


Fonte: Agência Senado e Assessoria de Imprensa



Mais notícias:

25 de jan
Em vídeo nas redes sociais, Ana Amélia se despede do Senado
A senadora gaúcha Ana Amélia (Progressistas) divulgou vídeo nesta sexta-feira (25) despedindo-se do mandato no Senado Federal. A partir de março a parlamentar assume a Secretaria Extraordinária de Assuntos Federativos e Internacionais do Rio Grande do Sul. No vídeo, Ana Amélia mostra o…

23 de jan
Lei que destina recursos a programa de eficiência energética é sancionada
Foi aprovada Lei 13.280/2016, que reserva 20% dos recursos das empresas de energia elétrica destinados à eficiência energética para aplicação no Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). O programa promove a racionalização do consumo, por meio de…

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail