Site Paraiba Online: CMJP outorga Cidadania Pessoense à senadora Ana Amélia Lemos


Publicado em 12/04/2016

CMJP outorga Cidadania Pessoense à senadora Ana Amélia Lemos

11/04/2016

Foto: Ascom

Foto: Ascom

A senadora gaúcha Ana Amélia Lemos (PP-RS) recebeu o Título de Cidadã Pessoense no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na tarde desta segunda-feira (11).

O propositor da homenagem, vereador Marco Antônio (PHS), destacou que a outorga se deve aos relevantes serviços prestados pela senadora à população brasileira, refletindo assim nos milhares de cidadãos pessoenses e paraibanos beneficiados com, pelo menos, uma das proposituras apresentadas pela parlamentar no Senado Federal.

Compuseram a mesa da solenidade, a homenageada e o propositor, além da vereadora Raíssa Lacerda (PSD) que secretariou os trabalhos, o senador José Maranhão (PMDB), o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Medeiros; a vice-presidente da Associação Médica da Paraíba, Débora Cavalcante; o subprocurador da república Eitel Santiago; e o representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista, Marcelo Queiroga.

“A brilhante senadora vem fazendo história no Congresso Nacional atuando em diversas frentes parlamentares. É preciso reconhecer que ela figura entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, atuando diretamente em defesa de uma saúde pública e educação de qualidade; do fortalecimento do servidor público, dos aposentados e pensionistas; e de uma melhor partição de recursos com os municípios. Por essas e outras iniciativas, reconhecemos e, merecidamente, homenageamos a senadora Ana Amélia Lemos por seus valorosos serviços prestados ao Brasil, em especial à população de João Pessoa”, justificou o propositor.

Marco Antônio fez uma explanação da trajetória de vida da nova cidadã pessoense, destacando suas ações parlamentares. De acordo com ele, a senadora participou de importantes iniciativas no Senado, e a sua produção legislativa pode ser medida em números.

“Só entre os anos de 2011 e 2014, foram 57 Projetos de lei (PLs) apresentados. Um deles é a Lei da Quimioterapia Oral, em vigor desde maio de 2014. A matéria torna obrigatória a cobertura dos planos de saúde, relativa os tratamentos contra o câncer com remédios de uso oral”, destacou.

Foto: Ascom

O vereador ainda enfatizou que a senadora também apresentou proposta para garantir a manutenção do trabalho das escolas especiais no Plano Nacional de Educação (PNE), beneficiando centenas de Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); um PL que isenta aposentados e pensionistas do INSS com mais de 60 anos de idade do pagamento de Imposto de Renda (IR); além de lutar pela valorização da tecnologia como um diferencial para o desenvolvimento, pela educação em tempo integral, pela defesa da harmonia entre o progresso e o meio ambiente; e pelo desenvolvimento cultural para construção da cidadania.

O subprocurador Eitel Santiago falou que fez questão de prestigiar a solenidade por julgar a homenagem da CMJP como uma das mais justas realizadas na Casa. Ele destacou a iniciativa da senadora na luta pelas melhorias para saúde pública e para os idosos do País.

Os médicos Débora Cavalcante e João Medeiros exaltaram os trabalhos da parlamentar em apoio aos pacientes de câncer. Já Marcelo Queiroga falou que a senadora representa a fé e a esperança refletidas no amplo trabalho realizado em prol da saúde pública do Brasil.

A homenageada agradeceu a distinção da CMJP em considerá-la uma cidadã pessoense e agradeceu as palavras proferidas durante a solenidade. “Trabalho de 12 a 14 horas no Senado, mas não faço nada a mais que minha obrigação. Na área política enfrentamos desafios ao cumprir o compromisso com a sociedade de fazer política de maneira séria e responsável. Esta homenagem tem o peso de aumentar muito mais minha responsabilidade. Seguiremos de cabeça erguida e não vamos desistir do Brasil. Muito obrigado de coração. Estou muito feliz e saio daqui gratificada com a gentileza de vocês”, agradeceu.

Foto: Ascom

Outras presenças e homenagens

Também compareceram a sessão solene o vereador Lucas de Brito (PSL) e diversas autoridades da Capital paraibana, como por exemplo, o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Antônio Carneiro Arnaud e representantes de grupos ligados à saúde e aos idosos.

Durante a solenidade foi exibido um vídeo sobre a vida da homenageada com depoimentos de familiares e amigos. A senadora também recebeu homenagens dos alunos da Apae-Pb e do Centro de Tradições Gaúchas na Paraíba (CTG-PB).

A maestrina do Coral Antônio Leite da CMJP, Socorro Estrela, e o preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, marcaram o evento com a execução dos Hinos Nacional e Oficial de João Pessoa e da canção “Meu Sublime Torrão”, o hino popular da Capital.

Breve Histórico

Ana Amélia Lemos nasceu em 23 de março de 1945, em Lagoa Vermelha (RS). Formada em Jornalismo, em Porto Alegre (RS), no ano de 1970, foi convidada para trabalhar no Jornal do Comércio. Em 1979, transferiu-se para Brasília (DF), como repórter da Zero Hora, da RBS TV e da Rádio Gaúcha.

Em 2010, Ana Amélia deixou o cargo que ocupava na RBS para ser candidata ao Senado Federal, sendo eleita no mesmo ano.

Ela participa atualmente como titular de dezesseis comissões e é suplente de outras duas. Entre as comissões de que participa, Ana Amélia é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e integra a representação brasileira no Parlamento do Mercosul.

FONTE: Da Redação com Ascom



Fonte: Assessoria de Imprensa

Acompanhe NOSSO TRABALHO
nas redes sociais

Receba novidades e informações no seu e-mail