O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, garantiu, hoje, que, até dezembro de 2019, serão concluídas a Travessia de Santa Maria, as obras da BR 116 (Guaíba Pelotas) e a licitação dos 8 Km restantes da BR 285 (São José dos Ausentes). A BR 153 (Erechim e Passo Fundo) terá o projeto de asfaltamento apresentado também neste ano.
Nos próximos dois meses, serão liberados cerca de R$ 80 milhões para a dragagem do Porto de Rio Grande. Ainda assim, segundo o ministro, será necessária suplementação de aproximadamente R$ 180 milhões, sob risco de perder todo o trabalho já realizado nesta importante obra.
Para 2020, os gaúchos poderão contar com a conclusão do Contorno de Pelotas, e, em 2021, a readequação do Aeroporto de Passo Fundo.
“A única forma de ter mais recursos para a infraestrutura é realizar concessões em obras que possuem viabilidade para tal, desonerando o orçamento do Ministério para executar projetos em trechos não concedidos, ou seja, que não despertem o interesse do setor privado”, afirmou o ministro.
Freitas ressaltou ainda que uma das saídas seria atrair investimento estrangeiro, que só será possível a partir de reformas estruturantes, a exemplo da reforma da Previdência.
Na audiência, presidida pelo deputado Giovani Cherini, coordenador da bancada federal gaúcha, participaram deputados de todos os partidos, o senador Luiz Heinze e a secretária de Relações Federativas e Internacionais do RS, Ana Amélia Lemos.
Por: Agência Senado e Assessoria de Imprensa - 20/03/2019
© Certto Tecnologia 2006 - 2025 . Todos os direitos reservados